Secretária de Educação Adriana Luiza no projeto "Aprendendo com Saúde" em Inoã - Foto: Clarildo Menezes

As secretarias de Educação e de Saúde, por meio do Programa Municipal de Escolas de Tempo Integral (Prometi) e da Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida, lançaram nesta segunda-feira (11/06), na Escola Municipal Casa das Crianças de Inoã, o programa “Aprendendo com Saúde”. O objetivo é levar para dentro das unidades escolares de tempo integral algumas modalidades culturais e esportivas que já são disponibilizadas pela coordenadoria, como por exemplo, dança, oficina de teatro, ballet, capoeira, artesanato e reciclagem. Todas as atividades terão duração de aproximadamente 40 minutos.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, o programa vai de acordo com o direcionamento do atual governo. “Nosso prefeito, Fabiano Horta, sempre nos pede que façamos com que nossas crianças, desde pequenas, tenham cidadania e que levem a vivência da escola para dentro de casa”, contou Adriana. “A educação infantil é muito importante e é justamente na primeira infância que precisamos desenvolver projetos, como o que estamos lançado hoje para que esses alunos tenham o seu caminhar devidamente direcionado”, completou. “Nosso trabalho é realizado com o objetivo de que nossos alunos tenham realmente educação de tempo integral e os pais desses alunos tem que saber que ao deixarem seus filhos na escola terão uma educação que vai muito além do saber acadêmico”, frisou.

Neste primeiro momento, além da Escola Municipal Casa das Crianças de Inoã, também participam do programa os alunos das escolas municipais Pinguinho de Luz e Vereador Levy Carlos Ribeiro, ambas em São José do Imbassaí. Segundo o coordenador de Bem-Estar e Qualidade de Vida, Bruno Rodrigues, até o fim do governo atual 100% da rede municipal deverá ser atendida pelo programa.

“Esse é um momento muito importante para o nosso município”, afirmou Bruno. “O Aprendendo com Saúde é um programa que visa trazer mais atividades para os alunos das escolas de educação infantil da rede municipal. E, estamos começando com três escolas para que possamos fazer os ajustes necessários, como se fosse um piloto, mas a nossa meta é que até o final desse governo toda a rede municipal esteja sendo atendida pelo projeto”, explicou.

Ainda segundo o coordenador, a ideia central é levar condições de cultura, esporte e lazer para dentro das unidades escolares e com isso formar novos cidadãos. “O proposito inicial é formarmos turmas de segunda a sexta-feira com essa variedade de modalidades para que esses alunos sejam estimulados e comecem a desenvolver outras atividades além das realizadas dentro de sala de aula e com isso estimular o espírito de competitividade, liderança, e demais características que possam ser lapidadas nessas crianças durante esse período tão importante da formação de cada uma”, detalhou Bruno.

Para Dayse Brito, diretora da escola Casa das Crianças de Inoã, há oito anos, é uma felicidade ter a sua escola entre uma das escolhidas para iniciar o projeto. “Fico muito feliz porque a nossa escola está entre as três escolhidas para dar início a esse projeto. Temos aqui crianças de quatro e cinco anos, alunos do Pré 1 e Pré 2 e os pais de muitas dessas crianças não tem condições financeiras para oferecer essas atividades paras os seus filhos, ou leva-las a locais que oferecem, e trazendo isso para escola é muito bom”, avaliou a diretora.

A dona de casa Laudiceia Henrique Filho, de 36 anos, mãe do pequeno Matheus Senna, de 5 anos, aluno da escola Vereador Levy Carlos Ribeiro, aprovou a iniciativa. “Achei o programa maravilhoso. Essas atividades são o que as crianças precisam mesmo. E por ser dentro da própria escola facilita muito. Que venham mais projetos como esse”, pediu Laudiceia.

Também participaram do lançamento do programa “Aprendendo com Saúde” a secretária de Politicas Inclusivas, Sheila Pinto; a gerente Prometi, Cláudia Cardoso; a gerente de Educação Infantil, Dilcimeres José; a subsecretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca,  Julyana Von Matter; e o vereador e vice-presidente da Câmara de Maricá, Frank Costa.