Corrida e Caminhada Cidade de Maricá - Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria de Esportes e Lazer realizou no último domingo (10/06), a 2ª Corrida Cidade de Maricá com a participação de 2.500 atletas, entre inscritos e não inscritos, para participar de uma das duas modalidades oferecidas, corrida e caminhada. Os percursos, iniciados em locais diferentes, na Barra e em Araçatiba, se uniam em determinado momento, para que todos os competidores se encontrassem em direção à chegada na Avenida Nossa Senhora do Amparo (Centro), em frente à Igreja Matriz.

Garantiram a primeira colocação Antônio Ribeiro Barbosa Filho (27 anos), com tempo de 25m33s no geral masculino, Jéssica Ladeira Soares (24 anos), com 27m51s no geral feminino, Valdecir Nogueira Marins (33 anos), com 28m05s como morador masculino e Marina Pinto da Silva (31 anos) com 38m45s como morador feminino. Premiações por faixa etária também foram realizadas.

O evento contou com a participação do corredor Arnaldo de Oliveira Silva, medalha de bronze nas Olimpíadas de 1996 em Atlanta. “A corrida de rua é um evento que cresce muito dentro do nosso Brasil e temos que parabenizar os responsáveis por essa realização, na qual não foi cobrada nenhuma inscrição, dando a oportunidade para que todos pudessem participar”, disse.

Secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt explicou porque optou por percursos diferentes. “No ano passado, muitas pessoas queriam participar, mas acharam o percurso da Barra muito longo, então resolvemos fazer a caminhada na orla de Araçatiba que é um lugar belíssimo também”, contou. “Esse evento já virou tradição em Maricá e é importante porque atrai público. As pousadas estão todas cheias. Além disso, o povo de Maricá também participa e mostra querer cada vez mais praticar esporte. Essa é a nossa intenção”, justificou, adiantando mudanças para o próximo ano. “Teremos que aumentar o número de inscritos, porque a procura foi muito grande. Em menos de 48 horas acabaram todas as 1.500 inscrições. Um sucesso”, comemorou.

Desta vez, até o prefeito Fabiano Horta e a primeira dama Rosa Horta resolveram participar da competição. Ele, na corrida. Ela, na caminhada. “Esse ano participamos intensamente dessa que é mais uma das atividades esportivas que está se consolidando na cidade. Temos visto o crescimento desse esporte com a revitalização das nossas orlas e os grupos de corrida que tem nascido em Maricá. Acho muito bacana a corrida rústica porque ela universaliza a possibilidade de presença, qualquer um pode fazer, não há limitação para isso”, ponderou. “Um domingo com sol lindo desse, se juntar com esse povo para estar na caminhada em Araçatiba, não dá para resistir. Mas eu caminhei muito direitinho. Cheguei a trotar. Fiz bonito”, contou sorridente a primeira dama.

Morador do Condado, o campeão geral Antônio Barbosa Filho falou sobre competir em casa. “Como atleta é muito gratificante. Isso mostra o quanto nossa cidade está crescendo e apoia o esporte. Além disso, o percurso foi muito bom, com vistas bonitas. Então estou muito feliz, mesmo sem ter feito a minha melhor marca, e agradeço a Deus por essa oportunidade”, declarou.

Moradores de São Gonçalo, o casal Gisele (37 anos) e Josué Estrela (63 anos) caminharam. “Participamos da caminhada, mas estamos treinando para a corrida do ano que vem”, disse Gisele. “Foi tranquilo o percurso, eu alonguei antes porque é o certo e vou alongar daqui a pouco, senão amanhã não levanto”, explicou Josué.

Aos 30 anos, Amércia Santos caminhou com o carrinho de seu bebê. “Esse evento foi ótimo para que eu reinicie as atividades físicas, porque estou voltando agora. Ele está com nove meses, mas daqui a pouco estrarei nos 8 kms com meu pai e meu marido”, avisou. “A corrida foi legal e muito tranquila. Adorei tudo”, frisou o pai, Natanael Silva (57 anos). O marido Levi dos Santos (33 anos) também aprovou. “A paisagem, o trajeto bem agradável e bem sinalizado. A corrida estava muito bem organizada”, avaliou.

“A quantidade de pessoas aqui hoje (domingo), nesse dia lindo, o trajeto maravilhoso passando pela Barra, Boqueirão e Araçatiba, chegando na igreja Matriz. Isso melhora o humor, o espírito e acima de tudo cultua a prática esportiva como algo para a saúde”, comentou o prefeito após a chegada. “Sou um atleta desviado, mas tenho pedalado e usei essa corrida como estímulo pessoal para voltar a praticar corrida. Não senti dificuldade porque vim no mesmo ritmo, naquela tese do devagar e sempre que é uma referência que tenho para a vida”, analisou, anunciando a próxima etapa. “Na semana que vem vamos fazer uma corrida rústica em Itaipuaçu com a UFF”, completou.