Gincana Ecológica na EM João Bezerra - Foto: Fernando Silva

Em homenagem a Semana Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, em Barra de Maricá, realizaram na manhã desta terça-feira (12/06) a culminância da 8ª edição da gincana ecológica, que esse ano tem como tema a Água. O evento contou com a participação dos 450 alunos da unidade distribuídos por equipes simbolizadas por cores. A equipe laranja foi a equipe vencedora, a vermelha conquistou o segundo lugar e a amarela ficou na terceira posição.

Desenvolvido ao longo do ano letivo, o projeto acadêmico foi dividido em dez tarefas que deveriam ser compostas necessariamente por elementos recicláveis e material reaproveitado. As tarefas incluíram prova dos mascotes, prova jornalística, provas artísticas, painel temático, confecção de brinquedo com material reaproveitado, desfile com roupas produzidas com materiais recicláveis, prova do experimento que demonstre a qualidade e tipos da água, prova da paródia, prova da dança e prova da campanha de recolhimento de alimentos não perecíveis – que serão doados ao Asilo Solar da Melhor Idade.

A diretora da escola, Simone Reis, explicou que o projeto é interdisciplinar e contempla diversas áreas, como Artes, Educação Física, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, dentre outras. “Nosso objetivo é sempre desenvolver atividades que envolvam os alunos e despertem neles o sentimento de equipe, participação, respeito e cooperação. É muito gratificante ver o engajamento deles em aprenderem e se organizarem em prol da coletividade. O resultado é sempre positivo não apenas para o evento, mas principalmente, para a vida deles”, destacou a diretora.

O projeto foi desenvolvido sob a coordenação das professoras Sílvia Maria Rodrigues, Dilcéia da Mata e Julianne Tavares. Para Dilcéia, esse projeto é excelente por buscar conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Já para Silvia, uma das grandes contribuições desse projeto é desenvolver no aluno o sentimento de autonomia e protagonismo social. “Trabalhamos com atividades que contemplam diversas áreas e isso estimula o respeito pelo próximo e por si mesmo”, frisou a coordenadora.

Com nome de artilheiro da Seleção Brasileira, mas com sonho de ser ator, Gabriel de Jesus, de 11 anos, aluno do 4º da unidade, foi o mascote da equipe laranja. Caracterizado de Neno, personagem principal do desenho “Procurando Nemo”, Gabriel mostrou muita desenvoltura e simpatia ao desfilar pela passarela montada no pátio da escola. “Adorei participar desse projeto. Foi legal demais brincar com as pessoas, torcer, rir, e o melhor, aprender sobre a preservação do meio ambiente”, disse.

A aluna do 9º ano Júlia Lopes, de 16 anos, destacou que o projeto foi muito proveitoso. “Descobri muitas formas de economizar água e diferentes usos que podemos fazer de materiais recicláveis. E isso é sensacional. São aprendizados que vão além da escola”, declarou. O aluno Cauã Motta, de 14 anos, também se mostrou muito empolgado. “Eu me preocupo com meio ambiente e com bem-estar das pessoas. Sempre penso nas questões que envolvem a coletividade e o grupo como um todo, como a preservação do meio ambiente. Por isso, gosto de participar desse projeto porque acredito na sua proposta”, concluiu.