Estudantes e arquitetos conheceram a área regularizada no Camburi e a futura em Zacarias - Foto: Elsson Campos

Estudantes, arquitetos e representantes de associações ligadas à arquitetura fizeram uma visita técnica às comunidades de Zacarias e Camburi. A ação faz parte do ‘Encontro com a Sociedade’, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ), com apoio da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.

“Estas visitas nos dão subsídios para discutir a regularização fundiária, que é o tema central do Encontro. Estivemos na comunidade Zacarias, onde ouvimos o presidente da Associação de Pescadores e conhecemos os pormenores da discussão sobre a regularização fundiária daquela comunidade. Também visitamos a comunidade do Camburi, onde a Prefeitura já conseguiu dar tratamento a essa regularização”, contou o conselheiro do CAU, Daniel Souza, sabendo que a Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá já entregou títulos de Concessão de Direito Real de Uso (título de propriedade) para cerca 350 famílias do município.

De acordo com Daniel, o seminário tem em vista uma mudança realizada pelo Governo Federal na legislação de regularização fundiária. “Estamos discutindo se estas mudanças vão ajudar e se elas atendem as demandas das populações que buscam os direitos sobre as suas habitações. Acho importante reforçar que o evento visa tocar em pontos frágeis da arquitetura e do urbanismo. Queremos estar próximos das pessoas, abrindo as portas do nosso Conselho para essas demandas”, disse.

O 7º Encontro com a Sociedade, promovido pelo Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo com apoio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá, foi aberto nesta quarta-feira (16/05). A mesa inicial, montada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), foi composta por representantes das principais entidades do setor e do meio acadêmico, para debater a nova lei de regularização fundiária. Entre os convidados estavam o presidente regional da CAU, Jeferson Salazar, Gerônimo Leitão (professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF) e Valério Júnior (membro do Instituto de Arquitetos do Brasil).

Representando o prefeito Fabiano Horta, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves, falou da necessidade de haver uma infraestrutura adequada no município para receber quem vem para a cidade em busca do crescimento que se anuncia. “Isso inclui a questão da regularização que realizamos nas nossas comunidades, mas que fica difícil realizar sem uma infraestrutura adequada. Isto tem de ser outra preocupação constante da nossa parte”, avaliou Leonardo.

A plenária final do sétimo “Encontro com a Sociedade” acontece a partir das 19h30 desta quinta-feira (17/05), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. A Baixada Fluminense e Angra dos Reis serão os locais que sediarão as próximas edições.