Duas empresas se interessaram pelos projetos de Maricá

Maricá assinou protocolo de intenção para formalização de Acordo de Cooperação Técnica com o município espanhol de Málaga para Intercâmbio de Conhecimentos e Oportunidades de Negócios para o futuro Parque Tecnológico da cidade. A base do termo é a troca de experiências e atração de projetos de desenvolvimento para transformar Maricá em Cidade Inteligente e Sustentável nos próximos 20 anos.

O protocolo foi assinado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita, com o auxílio da Embaixada do Brasil na Espanha, em visita à Câmara do Comércio da Espanha e ao Parque Tecnológico de Andalúcia (PTA), em Málaga. A construção da parceria tem a chancela da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). O desenvolvimento do projeto está a cargo da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

O termo prevê cooperação em seguro de exportação, financiamentos de projetos e investimentos em negócios. O Acordo de Cooperação será assinado pelo prefeito Fabiano Horta com representantes de Málaga através de intermédio da Embaixada Brasileira na Espanha.

Representando Maricá, Carlos Guimarães e Tiago de Paula pela Codemar e o secretário participaram, ainda, de um workshop sobre a atrações do parque tecnológico de Andalúcia e suas possibilidades de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia.

“Fizemos uma imersão dentro do parque tecnológico que é uma das referências mundiais. Aprendemos tudo o que temos e o que não temos que fazer para começar o nosso parque com o pé direito. Tivemos aulas de tudo. Infraestrutura, comércio, marketing e instalações do parque. Tudo que eles (PTA) sofreram para instalar o parque. Todo esse aprendizados nos coloca anos na frente”, afirma Sérgio Mesquita.

Durante uma semana, os representantes visitaram diferentes empresas e entidades do PTA, como CADE, IASP, Citic e Bic Euronova, entre outras. Além disso, conheceram o edifício que o PTA tem em colaboração com a Universidade de Málaga, o Green Ray, e o bom relacionamento que ambas as entidades mantêm. Além disso, viram em primeira mão como eles trabalham dentro da sede e como a organização do Parque funciona.

“Fechamos a viagem com uma reunião com o embaixador brasileiro na Espanha, com o Consul da Suécia, as Câmaras de Comércio de Málaga, Andalucia e Espanha e vários empresários”, disse Mesquita. A Codemar fez uma apresentação sobre os projetos já em andamento em Maricá.

“Ao final da reunião dois empresários nos procurarem. Um de importação e exportação e outro querendo trabalhar no ramo da alimentação no Brasil com interesses de atuação em Maricá”, comemora o secretário de Ciência e Tecnologia.

O PTA é tido como referência para aprender e conhecer sobre suas operações para tentar auxiliar na captura futura de empresas que serão desenvolvidas no Parque Tecnológico de Maricá. O futuro parque  de Maricá tem uma área definida de quase um milhão de metros quadrados em que se destina a abrigar não só empresas, mas também escolas de graduação superior e pesquisa.