Quarta edição do prêmio contemplou mulheres que se destacam na luta pela equidade de gênero e de direitos - Foto: Clarildo Menezes

Foi em clima repleto de alegria, emoção e lágrimas a entrega do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart, na última quinta-feira à noite (22/03), no Cineteatro Henfil. A quarta edição da premiação – que é anualmente realizada pela Coordenação de Políticas para as Mulheres de Maricá, vinculada à Secretaria de Participação Popular, Diretos Humanos e Mulher – homenageou aquelas que se destacam na luta pela equidade de gênero e de direitos nas categorias Nacional, Estadual, Municipal e Homenagem Póstuma.

Representando o prefeito Fabiano Horta, a primeira dama Rosana Horta presidiu a mesa de honra, que contou também com a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, a anfitriã do evento; a deputada estadual Rosangela Zeidan; os secretários municipais João Carlos Birigu (Participação Popular), Jorge Castor (Assistência Social), Andrea Cunha (Cultura) e Sheila Pinto (Políticas Inclusivas); Vera Luciano, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Associação Municipal das Mulheres de Maricá (AMMM), além de fundadora do Conselho Estadual de Mulheres; e Luana Mayer, assessora da vereadora niteroiense Talíria Petrone, na ocasião representando a família da vereadora carioca Marielle Franco.

“Mulher já acorda lutando: cuida da casa, da família, do trabalho, de si mesma. Somos guerreiras, somos mães, esposas, filhas. Temos que ter tempo para tudo e todos”, exclamou Rosana Horta. “Momento sempre especial porque março, antes de ser comemorativo, é um mês de reflexão. Homenagear mulheres de nosso município significa romper barreiras, principalmente do machismo, dando-lhes destaque e evidenciando sua importância na sociedade”, destacou Luciana Piredda.

“O momento em que vivemos hoje, com atrocidades a mulheres, e pessoas banalizando a morte nas redes sociais, não pode continuar. A violência a cada mulher é um golpe em todas nós, em qualquer lugar do mundo, e devemos nos indignar sempre. Somos inúmeras, e nossa voz ainda é minoria nos espaços de poder, mas somos maioria nas urnas, nas passeatas, nas igrejas. Temos algo especial que é o instinto de manutenção da humanidade: geramos vidas e enfrentamos qualquer luta para protegê-las”, disparou a deputada Rosangela Zeidan. “Precisamos amar mais uns aos outros. Para a real equidade de gênero, é preciso muito amor”, resumiu Vera Luciano.

Entre as premiadas estavam a pedagoga gaúcha e deputada federal Maria do Rosário, primeira mulher a ocupar a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2011 (categoria Nacional); a filósofa, escritora e professora universitária Márcia Tiburi, gaúcha com atuação no Rio de Janeiro (Estadual); a atriz e produtora cultural Ruth Escobar, portuguesa com trajetória no Brasil como deputada estadual e atuação no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, falecida em 2017 aos 81 anos (Homenagem Póstuma); e uma homenagem póstuma especial à socióloga e vereadora carioca Marielle Franco, morta aos 38 anos em emboscada no último dia 14/03 ainda sob investigação policial.

Na Categoria Municipal, dez mulheres que fazem História em Maricá receberam o prêmio: a professora e escritora mineira Conceição Evaristo, de 72 anos, por suas obras com temática voltada ao debate sobre discriminação racial, de gênero e de classe, traduzidas inclusive para outras línguas; a educadora Laura Maria Vieira da Costa, ativista pelos direitos LGBT, da mulher e dos soropositivos, ex-secretária municipal de Educação e atual subsecretária de Assistência Social, presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Pela Vidda e membro da Pastoral da Aids de Maricá; Sheila da Silva Pinto, secretária municipal de Políticas Inclusivas com carreira no Serviço Social, na Economia Solidária e de luta contra a ditadura militar; a enfermeira nefrologista Fernanda Spitz, ex-secretária de Saúde premiada pelo Coren-RJ por implantar programas que reduziram a mortalidade no município e atualmente coordenadora da implantação do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em construção no bairro São José do Imbassaí.

As demais contempladas nessa mesma categoria foram a professora Sonia Mundim Pereira da Fonseca, militante dos direitos da mulheres com atuação na conferência estadual de políticas para as mulheres e na CPI da Violência Doméstica na Câmara de Vereadores; Silvia Costa Moreira da Cunha, maranhense com atividades na Casa do Idoso e na Casa da Mulher, ambos de Maricá; Carolina Farias Ribeiro, psicopedagoga da rede municipal de ensino, membro da Articulação Brasileira de Lésbicas e do grupo Mães Pela Diversidade; Vilta José Alves, professora com mais de 50 anos de magistério e dedicação à cidade; a designer de moda e empreendedora social carioca Viviane Martins, ex-coordenadora do Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego do governo Lula, fundadora da primeira marca de roupas oriunda de favela a desfilar no Fashion Rio e atuante na Economia Solidária e Criativa de Maricá; e a técnica contábil Nair dos Santos de Carvalho, funcionária pública há 37 anos no setor de Documentação Hospitalar e com histórico em serviços voluntários.