Conselho Tutelar de Maricá realiza primeira reunião do triênio

Os novos conselheiros tutelares de Maricá realizaram sua primeira reunião na sede da instituição

Os novos conselheiros tutelares de Maricá reuniram-se pela primeira vez hoje (22/06), para discutir planos e metas para o triênio 2011/2014. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, onde o Conselho tem sua sede, e serviu para apresentar os novos conselheiros à rede municipal de atendimento.
Representantes
Participaram da reunião, os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Ana Maria Quintanilha, do CREAS, CRAS, e da Secretaria Municipal de Educação. Foram inauguradas as novas instalações do Conselho, que conta agora com duas salas e  equipamentos – computador, internet, fax, telefones e veículo próprio. Os conselheiros tutelares  tomaram conhecimento também de suas atribuições, que serão executadas de acordo com as definições do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que, no próximo dia 13 de julho, completará vinte e um anos de existência.
Segundo a presidente do Conselho Tutelar, Glória Maria Levy Cardoso, “a partir de hoje, os conselheiros tutelares terão uma diretriz maior em seu trabalho, filtrando apenas o que lhes compete. Há encargos atribuídos ao conselheiro, que não são de sua competência. Trabalhamos em parceria com o Ministério Público e contamos com o apoio da força policial, quando necessária. O trabalho é de acolhimento a denúncias de maus tratos, abuso sexual e violência contra o menor ou sua família. Atendemos de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, ou plantão das 17h às 8h, inclusive nos finais de semana. Denúncias podem ser feitas anonimamente através do telefone Disque 100: 2637-4193 ou 9195-5496 (plantão)”, concluiu.