Foto: Divulgação

Para melhorar o atendimento ao público, a Secretaria de Assistência Social, através da Coordenadoria de Transferência de Renda, promoveu, nesta quinta feira (01/03), uma capacitação do Cadastro Único para os funcionários que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Cras Itinerante. O evento ocorreu na Casa Digital, na Praça Orlando Barros de Pimentel, no Centro.

A coordenadora e gestora do CadÚnico, Glaucia Oliveira, e a assistente social Mariana Barbosa apresentaram para os cadastradores todos os programas sociais (de acordo com a renda per capta por família) e a importância do Número de Identificação Social (NIS), que é um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social. Todos ficaram atentos sobre o preenchimento correto dos formulários, pois será a partir destas informações que o sistema nacional do CadÚnico será alimentado.

“É necessário prestar atenção ao perfil dos beneficiários e avisar a importância de ser honesto nas informações, pois se o beneficiário for pego por alguma irregularidade terá que pagar com juros tudo o que recebeu até o presente momento”, afirmou Glaucia. “Há uma fiscalização que cruza com informações do Ministério da Fazenda, do Planejamento e da Justiça. Também conferem dados da Polícia Federal, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União. Com isso, a equipe deve ficar atenta se as famílias beneficiadas realmente se enquadram nos critérios de baixa renda”, complementou Glaucia.

No final, os cadastradores passaram por uma prova de conhecimento onde receberam o certificado de qualidade de aprendizado.

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