Famílias do Marquês receberam os títulos de propriedade dos seus imóveis - Foto: Clarildo Menezes

Trinta e oito famílias da comunidade do Marquês receberam da Prefeitura de Maricá títulos de Concessão de Direito Real de Uso (títulos de propriedade) beneficiando mais de 130 pessoas. A cerimônia de entrega, realizada na Escola Municipal Alfredo Nicolau, na tarde desta quinta-feira (01/03), contou com a presença da secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha; da presidente da Comissão de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, a deputada estadual Rosangela Zeidan; secretários municipais e demais autoridades do município.

“Essa mesma região já teve no passado uma ação de regularização fundiária similar a que estamos realizando hoje (quinta-feira). São duas quadras denominadas 15 A e 12 A que originalmente eram duas praças, mas que aos poucos foram sendo ocupadas pela população. Alguns desses moradores já vivem neste local há mais de 30 anos”, contou a secretária Rita Rocha.

De acordo com Rita Rocha, com essa regularização é possível concluir toda a parte processual de cartório, de registo e parcelamento da área, além do redesenho para a abertura de algumas travessas de acesso comum a alguns dos lotes. “Toda a parte de recolhimento de documentos e registro em cartório já foi feita e hoje vamos finalmente entregar para cada uma dessas famílias a documentação com seu mapa e endereço novo. Ao longo do processo nós realizamos três audiências publicas”, lembrou Rita. “Além da segurança da posse, os principais benefícios para população é passar a ter acesso a outros programas do governo, principalmente porque a nossa secretaria trabalha em parceria com outras pastas, principalmente a de Educação e Saúde que poderão agora realizar aqui os seus projetos”, completou. “Além disso, ninguém mais vai poder dizer que essas pessoas não são as donas dos seus terrenos”, reforçou a secretaria.

“Quando nós vamos a uma comunidade para fazer uma entrega de títulos de propriedade é porque isso faz parte de um projeto de inclusão direcionado para o povo”, afirmou a deputada Rosangela Zeidan. “Eu venho acompanhado de perto esse movimento que começou lá atrás durante o governo do ex-prefeito Washington Quaquá e tem sido tão bem continuado e a ampliado no governo do prefeito Fabiano Horta”, completou. “Eu estou aqui hoje como presidente da Comissão de Habitação da Alerj, que cuida dos assuntos relacionados a regularização fundiária e isso é importante para nossa cidade porque já conseguimos regularizar e entregar títulos de propriedades em vários lugares de Maricá, como por exemplo, na comunidade do Bananal, Araçatiba e aqui no Marquês. Isso é mais que favorecer famílias. É fazer valer o direito de vocês”, frisou Zeidan.

Para dona de casa, Ana Lucia Bastos Silva, de 55 anos, moradora do bairro há 30 anos, o momento é de alegria. “Eu já tinha procurado a regularização junto a Prefeitura, porém sem sucesso, mas agora finalmente tudo se resolveu. Estou muito feliz. São 30 anos de espera, meus filhos nasceram aqui”, contou sorridente.

A garçonete Fabiana Lima da Rocha, de 29 anos, moradora do Marquês há 25 anos, e que mora com a mãe, o filho pequeno e o marido, disse que tudo foi feito com muita transparência e muito respeito com os moradores. “Para mim e minha família receber esse documento comprovando que a partir de agora esse terreno é realmente nosso e que ninguém pode dizer o contrário é motivo para comemorar muito. Com esse documento em mãos podemos realmente nos sentir donos do nosso terreno. Eu estou muito feliz. A equipe da prefeitura foi ótima, pois todos os processos e reuniões foram feitos da melhor forma possível, tudo muito tranquilo e muito transparente. Só posso agradecer pelo empenho da Prefeitura”, agradeceu Fabiana.

Ainda de acordo com a secretária Rita Rocha, após a titulação a Prefeitura encaminha os novos endereços para atualização junto aos principais concessionários. “Com tudo finalizado a Prefeitura agora avança mais um passo. Órgãos como Correios, companhia de luz e água serão devidamente atualizados com os novos endereços para facilitar ainda mais a vida desses moradores”, garantiu Rita. “Temos também um programa de melhoria habitacional e o próximo passo é voltarmos a essa comunidade para identificar quem realmente tem a necessidade de participar desse programa. Além da regularização do solo e criação de endereço, iremos melhorar a estrutura das residências”, afirmou.

Rita Rocha falou também sobre os desafios que estão por vir. “Nós temos um desafio muito grande nos próximos dois anos que é estender esse trabalho para além das áreas municipais. A partir de agora com a legislação nova, editada em 2017, vamos estender esse trabalho para as áreas de conflito fundiário privadas ou de outros domínios que antes a Prefeitura não podia resolver”, finalizou.