Exposição de quadros, sessão de cinema, atividades com pintura na Lagoa Cultural - Foto: Clarildo Menezes

Teatro, exposição de artes plásticas, cinema e muita música ocuparam a Praça Tiradentes, no bairro de Araçatiba, no último sábado (03/02), para um grande encontro de artes. Trata-se do projeto “Lagoa Cultural”, da Secretaria de Cultura, que nesta edição disponibilizou em um único lugar vários segmentos culturais, incluído uma parceria com projeto Cine Henfil em Movimento, da mesma pasta. Os moradores e frequentadores da orla da lagoa, atualmente mais visitada de Maricá, aprovaram a iniciativa.

De acordo com a secretária de Cultura, Andrea Cunha, o objetivo de um evento como esse, em plena praça, é levar cultura para uma região que atualmente atrai muitos visitantes. “Em principio as edições desse projeto serão realizadas aqui em Araçatiba, já que este lugar voltou a ser um ponto turístico bastante visitado e esse público que é composto por famílias, muitos jovens e crianças merece ter a sua disposição muitos eventos culturais”, afirmou Andrea. “A prática do esporte já está consolidada na orla da lagoa e agora é a vez de trazermos música, teatro, exposições, cinema e todos os projetos que podemos oferecer”, avaliou.

“A exposição hoje é um piloto dentro do projeto Lagoa Cultural, no qual estamos reunindo os artistas plásticos de Maricá e realizando algumas oficinas de artes com as crianças. É a primeira vez que utilizamos esse espaço e é isso que nós queremos fazer no município. Vamos ocupar os espaços públicos com as diversas formas de cultura”, explicou a coordenadora de artes plásticas Tatiana Castelo Branco. “Vamos convidar os artistas do município e queremos muito que a adesão seja grande para que eles fiquem a vontade nesses espaços para expor e vender seus trabalhos”, frisou Tatiana.

A aposentada Alcidéia Muniz, de 66 anos, moradora de Araçatiba, contou que estava na janela de casa quando viu a movimentação na praça. “Eu aqui em frente, costumo dizer que eu moro no point. O bairro está maravilhoso. Eu soube ontem (sexta-feira) que teria um evento aqui e quando vi a movimentação não pude deixar de participar”, afirmou Alcidéia.

Mariana Figueiredo, coordenadora do Audiovisual, contou que este é o segundo ano do Projeto Cine Henfil em Movimento e explicou que por ser um projeto itinerante sua função vai além de apenas incluir a cultura audiovisual na vida dos moradores de Maricá. “Além de incluir, nós queremos com esse projeto, cada vez mais, levar acolhimento as pessoas e que elas se sintam vistas e saibam que há projetos sendo feitos na cidade pensados para elas”, explicou. “O cinema é uma excelente ferramenta de inclusão. Ele consegue levar cultura de vários lugares, de vários países e ver pessoas sentadas, uma ao lado da outra, pessoas de classes diferentes, convivendo e compartilhando de um mesmo momento é maravilhoso”, afirmou Mariana.

A dona de casa Sandra da Silva Cunha, de 50 anos, moradora do Flamengo, contou que foi a primeira vez que viu um evento como esse e aprovou a iniciativa. “Está tudo muito bom. Nunca tinha visto a praça assim com teatro, cinema e exposições. É muita coisa boa em um só lugar”, elogiou Sandra enquanto comia uma pipoca do projeto Cine Henfil em Movimento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here