Nesta segunda-feira (22/01), às 14h, a Prefeitura de Maricá e a DTA Engenharia, responsável pelas futuras instalações do Terminal Portuário de Ponta Negra, assinam protocolo de intenções, em solenidade no Cine Teatro Henfil, no Centro. O documento tem o objetivo de assegurar a mão de obra a ser contratada e o emprego aos moradores do município com o início das construções.

O protocolo terá três eixos centrais: a criação, através da Secretaria de Indústria e Portuária, da Central de Cadastramento de Mão de Obra para atividades industriais e portuárias; a criação do Fundo Municipal da Qualificação Profissional destinado a receber recursos da Prefeitura, da DTA Engenharia e de terceiros que venham a aderir ao protocolo para investimentos em programas; e ações voltadas a cursos de qualificação profissional em áreas com demanda de emprego pelo porto.

Por fim, o termo também vai prever a formatação do “FIES” da Qualificação Profissional, que também será viabilizado através dos recursos do Fundo Municipal da Qualificação Profissional. A medida vai permitir que o cidadão acesse a cursos que não serão oferecidos gratuitamente no município que são essenciais para o preenchimento das vagas de empregos que serão geradas pelo empreendimento tanto no setor industrial, quanto no portuário, além de petróleo e gás.

“Trata-se de uma ação fundamental do nosso trabalho de transformar Maricá em uma cidade com cada dia maior capacidade de gerar oportunidades aos maricaenses com qualificação profissional e investindo no futuro das famílias”, avalia o prefeito Fabiano Horta.

O presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes, reafirma a importância do protocolo. “A DTA Engenharia demonstra que está ciente da sua responsabilidade social e do quanto pode contribuir para a geração de qualificação, emprego e renda para os moradores da cidade”, afirma.