Diego Zeidan acompanha início de mais um ciclo com plantio de couve, beterraba, alface e tomate - Foto: Jorge André

A horta pública comunitária do Manu Manuela, em São José do Imbassaí, recebeu nesta quarta-feira (17/01) mudas de couve, beterraba, alface e tomate. Os consórcios foram montados com previsão de colheita em 30 dias. O secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, acompanhou de perto a iniciativa e destacou a importância do inicio de mais um ciclo de plantio. “Ver mais um ciclo começando é mais um passo para a realização do projeto de Soberania Alimentar no município”, comentou.

O projeto é uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e as secretarias de Economia Solidária e de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar). A novidade nesta nova etapa da horta comunitária foi o plantio de milho, substituindo o uso do sombrite (tela que protege as plantações), para resguardar assim as hortaliças do sol direto. Para o agrônomo da Cooperar, Anderson Oliveira, a instalação da horta mudou a paisagem do local e criou um ambiente ecologicamente integrado. “Quando a equipe chega aqui, no começo da manhã, a gente encontra centenas de passarinhos, que ajudam a combater as pragas”, disse.

Outro mecanismo utilizado para combater as pragas é o plantio de girassóis. Estes atraem os insetos que se alimentam das pragas, formando assim uma cadeia com os pássaros em defesa das hortaliças. Os insetos, por sua vez, atraem os pássaros, fechando assim a cadeia alimentar. O agrônomo mostrou ao secretário um tomateiro que nasceu de forma espontânea. Segundo Anderson, um passarinho que esteve na horta em busca de alimento ao defecar acabou deixando uma semente de tomate que brotou de forma espontânea. “É a natureza trabalhando”, destacou o agrônomo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here