Acordo firmado é o início de uma etapa para a utilização de ônibus de energia limpa - Foto: Elsson Campos

O prefeito Fabiano Horta assinou nesta sexta-feira (14/12) o Memorando de Entendimento entre a Prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Portuária e a Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPE/UFRJ). O acordo firmado é o início de uma etapa para a utilização de ônibus de energia limpa no setor de transporte na cidade e o desenvolvimento industrial de tecnologias sustentáveis no município de Maricá. Após a assinatura, os convidados viajaram pelas ruas da cidade abordo do ônibus híbrido (movido a um sistema elétrico-hidrogênio).

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; do professor titular da Coppe/UFRJ, Paulo Emílio Miranda, que dirige o laboratório de hidrogênio da Coppe; secretários de Indústria e Portuária (Igor Sardinha), Comunicação, Ciência e Tecnologia (Sérgio Mesquita), Alan Novais (Desenvolvimento Econômico), Geral e de Governo (Renato Machado), presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, entre outros membros do governo municipal e da Câmara Municipal.

O Prefeito Fabiano Horta destacou o simbolismo que esse encontro representa para a cidade, uma vez que Maricá viveu, por décadas, sob o monopólio do transporte coletivo. “Essa questão de poder fazer em conjunto um grande arranjo para que esse recurso possa ser utilizado para a discussão da sustentabilidade, da mobilidade para todas as percepções que podem afetar para muito além das fronteiras de Maricá, caiu como um encaixe que satisfaz a motivação dessa construção”, disse. “Eu quero muito afirmar o compromisso na construção de toda essa inteligência nacional, somar esforços de sinergia para alavancar o que ainda não nasceu”, completou.

O Secretário de Indústria e Portuária, Igor Sardinha, enfatizou que, com essa parceria, a Prefeitura dá o primeiro passo no investimento da frota de ônibus com nova matriz energética, avançando na questão da sustentabilidade. “Começamos aqui uma parceria na qual vamos começar a ter cada vez mais ônibus não poluentes circulando pelo município. Então, queremos que ano após ano, isso aumente até que consigamos chegar no âmbito com toda a frota limpa ambientalmente sustentável”, detalhou. Além disso, segundo Sardinha, a parceria com a Coppe vai possibilitar a atração de indústrias de montagem como fomento de emprego e renda local. “Que a indústria de montagem desses ônibus também venha para cá a fim de que gere também emprego e renda na construção e na viabilização desses ônibus”, finalizou.

Luiz Pinguelli Rosa agradeceu o convite feito pelo prefeito e reforçou a importância dessa parceria para servir não só Maricá, mas também a outras cidades do Brasil. “Maricá tem se mostrado um município nos últimos anos capaz de atender as necessidades de sua população e se projetar para o futuro. Eu acho que esse casamento da Coppe com Maricá é muito feliz e oportuno. Espero que essa seja a primeira de outras iniciativas”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Coppe.