Foto: Valéria Vianna

Meia hora antes de a Orquestra de Cordas da Grota começar sua apresentação no Cinema Público Municipal Henfil, nesse domingo (03/12), a lista de músicas a serem tocadas pelos integrantes do projeto já se encontrava no suporte de partituras. Entre elas: “Trem Bala”, de Ana Vilela; “Despacito”, de Luis Fonsi, Erika Ender e Daddy Yankee; e Shake It Off, da Taylor Swift. E não só. “Optamos por um repertório predominantemente popular, mas, claro, com uma vertente erudita”, explica Lenora Mendes, diretora voluntária da orquestra há 22 anos.

Opção pelo popular que trouxe ainda “Rosa” e Carinhoso”, de Pixinguinha, “Azul da cor do Mar”, de Tim Maia, “Feira de Mangaió”, de Sivuca, “Hallelujah”, de Jeff Buckley e um “medley” de Michael Jackson, com “Thriller” e “Bad”. Mas foi com a música “Mourão”, do compositor brasileiro de música erudita Guerra-Peixe que a plateia do cinema veio abaixo com os aplausos e gritos mais demorados.

Para alegria de Maria Paula Guterres, 18 anos, moradora do Condado. “É a primeira vez que venho aqui. Adoro música clássica e, quando soube que a orquestra viria, me animei”, diz. Ao final, como não podia deixar de ser, já que estamos em dezembro, os músicos tocaram três canções natalinas para desejar boa festa a todos.

O projeto

Criado em 1995, na cidade de Niterói, com o objetivo de criar condições para o jovem encontrar melhores perspectivas de vida e “enxergar o mundo com outros olhos através da música” – diz Lenora – o projeto possui hoje 18 núcleos espalhados por Maricá, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, com um total de mil alunos.

“Desde quando começou, contamos com ajuda de voluntários como eu, como o Márcio Selles, também diretor, e com as ferramentas legais que nos são permitidas, como a Lei Rouanet, por exemplo”, explica. Para ela, a satisfação de ver alunos do projeto hoje formados em nível superior, trabalhando com música, e tantos outros cursando faculdade na UFF, UFRJ e Unirio, é algo que a realiza muito.

É o caso de Anderson Pereira, 33 anos, integrante da orquestra desde os 16 anos de idade. “Comecei em Niterói, onde morava. Fiz licenciatura no Conservatório de Música Brasileira e me especializei em viola. Agora, casei e há cinco anos moro aqui em São José de Imbassaí. E vivo disso, de música”, enfatiza.

Márcio Selles, bastante entusiasmado com o sucesso do concerto, agradeceu à Secretaria de Cultura pela oportunidade de se apresentarem no Cine Henfil e fez um pedido: “Nós gostamos muito desse espaço e esperamos poder voltar sempre, pelo menos duas vezes ao ano, se possível. Adoraríamos”, conclui.