Cemitério Municipal recebeu mais de 1.000 visitantes no ‘Dia de Finados’

Foto: Kelly Rodrigues

Mais de 1.000 pessoas passaram pelo Cemitério Municipal de Maricá durante o feriado de Finados (02 de novembro) para homenagear os antepassados. Pela manhã o Padre Ricardo Dias e o Diácono, Wanderlei, pregaram uma linda mensagem ao som do coral das Irmãs do convento Bom Conselho.

A Prefeitura de Maricá preparou o local para as visitas. Uma enfermeira e uma técnica de enfermagem permaneceram de plantão durante todo o dia na nova sala de enfermagem. A Secretaria de Assistência Social ainda disponibilizou quatro advogados para orientações jurídicas. A Guarda Municipal disponibilizou 11 agentes que atuaram nas proximidades do cemitério organizando o trânsito nas proximidades do local.

De acordo com Secretário de Assistência Social, Jorge Castor, o cemitério tem, aproximadamente, 100 anos. “Temos um novo projeto que é mudar o nome do Cemitério para “Campo Santo”, além de já estarmos reestruturando todo o espaço”, disse. “Buscamos dar mais dignidade às pessoas, que aqui repousam seus corpos e para os familiares ao visitarem os entes queridos”, afirmou.

A sala de atendimento de primeiros socorros e as obras de reformas das capelas foram entregues na última semana. O espaço dispõe de uma maca e uma cadeira de rodas, além de outros equipamentos como aparelho medidor de pressão arterial. Além da pintura, as quatro capelas foram todas climatizadas, os banheiros recuperados e um bebedouro instalado.

As obras do cemitério vertical seguem e deverão ser entregues nos primeiros meses de 2018. O investimento total é de R$ 7,3 milhões em recursos próprios do município. O cemitério vertical está sendo erguido na parte dos fundos do antigo cemitério em uma área de cinco mil metros quadrados. O prédio de três andares terá 2.700 gavetas funerárias e 1.512 nichos mortuários, além de 6 capelas.