Foto: Katito Carvalho

A Tenda Maricá no Mundo da Leitura na III edição da FLIM (Festa Literária de Maricá), recebeu a “Oficina da Horta do Coco”. Alunos da rede municipal de ensino se divertiram e receberam dicas de como fazer uma mini-horta ecologicamente correta utilizando a casca do coco.

De acordo com a pedagoga Renata Rangel, responsável pelos projetos escolares da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca essa iniciativa tem como objetivo mostrar que a casca do coco pode ser utilizada como um vaso sustentável. “Trouxemos aproximadamente 60 mudas entre repolho, alface e cebolinha”, afirmou Renata. “Essa forma de trabalhar com as crianças é muito importante, pois é uma maneira de apresentar para elas uma alternativa de fazer horta e reciclagem ao mesmo tempo e as crianças adoram”, explicou. “Todas as mudinhas que as crianças plantaram aqui na FLIM elas levarão para casa”, afirmou.

Segundo a professora Erica Meireles, somente a Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, trouxe para o evento 48 alunos, todos do 5º ano. “Trazer essas crianças para um evento fora da sala de aula, sair da teoria e vir para prática, além de motivar e renovar os alunos, proporciona uma educação diferenciada e isso certamente traz muitos benefícios para o aprendizado deles”, disse. “E eu, como professora, estou simplesmente amando a FLIM. Aproveitei e comprei muitos livros”, comemorou. “Eu nunca tinha plantado nada no coco e estou achando muito legal”, afirmou Vivian Damazi, de 11 anos, enquanto finalizava a plantação de uma muda de repolho.

Além da Horta no Coco os alunos e professores puderam também levar para casa mudas de árvores frutíferas. Trata-se do projeto “Arvorear”, da mesma secretaria. Nesta ação, um funcionário da secretaria vai até a casa da pessoa para realizar o plantio de uma árvore frutífera.