Foto: Clarildo Menezes

O Programa Municipal de Escolas de Tempo Integral (Prometi), de iniciativa da Prefeitura de Maricá através da secretaria de Educação (com apoio da secretaria de Cultura) levou nesta quinta-feira (19/10) os alunos das escolas municipais Antônio Rufino de Souza Filho, da Gamboa; Vereador Levy Carlos Ribeiro e Caic Elomir Silva, ambas de São José do Imbassaí, ao Cinema Público Henfil, no Centro, para uma manhã de muita música e contação de histórias. Estima-se que aproximadamente 200 crianças participaram do evento que ofereceu ainda pipoca e picolé para os pequenos.

Segundo a coordenadora do Prometi, Claudia Cardoso, o projeto tem como objetivo levar cultura e entretenimento para os alunos das escolas municipais de tempo integral. “Estamos entrando na segunda etapa do programa. Na primeira levamos o teatro para as escolas com a peça Se Essa Rua Fosse Minha e agora estamos trazendo as crianças para o teatro”, contou Claudia. “E é exatamente isso que queremos. Nosso objetivo é levar as crianças para conhecer os espaços culturais do município e neste sentido o apoio que estamos recebendo da secretaria de Cultura tem sido fundamental”, completou.

A cantora Dalva Alves abriu o evento com um repertório recheado de músicas populares e bastante conhecido das crianças, que em coro, soltaram a voz. Na sequência o palhaço Zé Farinha arrancou muitas gargalhadas dos pequenos, que em muitos momentos fizeram parte do show de palhaçaria e mágica. O ator e coordenador do Henfil, Perceu Silva, prendeu a atenção da plateia com duas e esquetes de mímicas e para encerrar o músico Ronaldo Valentim, acompanhado do seu violão, apresentou mais canções infantis.

“Esse projeto é fantástico para os alunos da rede municipal porque permite que saiam da rotina da sala de aula e experimentem momentos lúdicos, de aprendizado e de uma maneira muito divertida”, afirmou Carla Valeria, Orientadora pedagógica da E. M. Antônio Rufino de Souza filho. Já o Aluno Matheus Dimas, de 12 anos, contou que ficou muito entusiasmado quando soube do evento fora da escola. “Eu adoro música e teatro e passei a semana toda ansioso para estar aqui. Que venham outros eventos”, pediu Matheus.

Os pequenos Lucas Barreto, de 4 anos e Camile Rocha, de 5 anos, ambos da E. M. Caic Elomir Silva, disseram que gostaram muito de cantar. “Eu cantei todas, mas a que eu mais gostei foi de cantar a música da formiguinha”, afirmou Lucas. “Eu cantei a musica da Anitta todinha e dancei também”, contou Camile.

A professora do primeiro ano, Erica Gentil, da E. M. Vereador Levy Carlos Ribeiro, lembrou que a semana toda as crianças não falavam de outra coisa a não ser o passeio que fariam. “Eles ficaram muito animados quando souberam do evento de hoje. Estão ansiosos desde que o bilhetinho foi enviado para a casa deles”, contou Erica. “É muito enriquecedor para elas estarem aqui principalmente para as crianças que são de escolas de tempo integral e passam muito tempo dentro da sala de aula”, explicou. “Sair da escola, se deslocar e conhecer um novo ambiente, um novo espaço, outros saberes é incrivelmente enriquecedor”, completou. “Esse projeto está super aprovado. E tudo que eles estão vivendo aqui hoje, todo conhecimento adquirido, será trabalhado em sala de aula”, frisou a professora.

Ainda segundo a coordenadora do Prometi, já há uma programação montada para o mês de novembro e em breve as escolas e os responsáveis dos alunos serão devidamente comunicados.

Foto: Clarildo Menezes