Foto: Adriana Reis

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que em Maricá é um serviço municipal, realizou 524 atendimentos aos consumidores maricaenses de janeiro à primeira semana de outubro. A maioria dos registros é contra as empresas de telefonia Oi e Vivo, seguidas da empresa de energia elétrica Enel. Do total de atendimentos, cerca de 320 reclamações foram resolvidas. Para Alan Novaes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, a relação entre o Procon, os consumidores e os fornecedores deve ser a melhor possível para que as reclamações sejam resolvidas de forma rápida.

“Entendemos que o consumidor que procura o Procon necessita de uma atenção especial já que ele só queria consumir determinado produto ou serviço e acabou levando junto um problema. Por isso estamos estimulando uma maior integração entre as três partes, contribuindo para que os problemas sejam resolvidos de forma satisfatória”, declara.

A recepcionista Neide Damasceno, de 32 anos, esteve no Procon na sede da Prefeitura pela para reclamar da telefonia Oi e do plano de saúde do filho.

“Já paguei a conta do celular e eles estão me cobrando a conta de setembro de novo mesmo eu mostrando o comprovante. E o meu filho precisou de atendimento na emergência porque estava com febre e o atendimento foi negado porque o plano dele estava cancelado. Quando liguei para a empresa, eles alegaram que eu não pagava há três meses, mas o plano está pago. Estou aqui com os comprovantes”, explica.

Segundo a coordenadora do Procon Maricá, Ana Angélica Spindola, o órgão está trabalhando pela conscientização dos consumidores para que busquem uma melhor relação de consumo com os fornecedores.

“O Procon Maricá fez um trabalho para a população saber da existência do serviço na cidade. Que até então era pouco conhecido. Realizamos o Procon Móvel na praça, colocamos informações no site da prefeitura, divulgamos um informativo nos comércios, conscientizamos os comerciantes de que precisam ter o livro de reclamações. Nosso interesse é reforçar os trabalhos de educação para o consumo consciente, e preparar os cidadãos maricaenses para lidar com as diversas situações ligadas ao consumo”, declara.

Angélica disse ainda que o Procon Maricá está com o serviço Alô Procon, que permite ao consumidor sanar suas dúvidas através do telefone 2634-1342. As reclamações devem ser feitas pessoalmente na sede do Procon na Prefeitura. “Estamos tentando mudar a mentalidade do consumidor. E facilitar as coisas”.

Foto: Adriana Reis