A Prefeitura, através do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad), e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), equipamentos vinculados à Secretaria de Assistência Social, realizou um piquenique para o grupo de familiares dos usuários nesta segunda-feira (16/10), na sede do Sapad, para promover uma conversa mais descontraída sobre as vivências de cada caso. A psicóloga do equipamento, Tatiana Barroso, conduziu a roda de conversa, que contou com a participação de sete mulheres, entre elas mães e esposas.

Durante o lanche, as mulheres relataram situações de desespero e culpa por não conseguirem ajudar o suficiente. Declararam que apoiam os usuários em todos os momentos, seja incentivando ao trabalho ou a realizar algum tipo de curso para ocupar a mente e terem uma perspectiva melhor do futuro. “Sempre acolherei meu filho, independentemente do que dizem por aí ou que me julguem, pois se eu não fizer o mundo acabará com ele”, disse “M”. “Em casa eu acompanho todos os passos dele e faço o máximo para que ele crie responsabilidade, autonomia e autoestima”, completou “M”.

Tatiana ressaltou a importância do apoio, principalmente quando solicitado por eles. Orientou sobre os serviços oferecidos pelas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Trabalho. Explicou que, em casos graves os usuários são internados no hospital, mas na cidade não há instituição pública de reabilitação de longa duração. “As instituições de Maricá possuem acompanhamento psicossocial individual e em grupo, no qual se fortalece os direitos e a cidadania dos usuários”, contou Tatiana Barroso.

O piquenique dos usuários aconteceu na quarta-feira (18/10), na Praça Tiradentes, na Lagoa de Araçatiba. Durante o café da manhã, os usuários contaram suas experiências na rua e desceveram como lidam com suas dependências no dia-a-dia. “Depois que comecei a frequentar o Sapad e o Seas me senti acolhido em uma família. Foi essa equipe que me ajudou na retirada das documentações e me incentivaram a estudar no programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola, em Ponta Negra. Estou cada vez mais longe do álcool e tenho fé que um dia estarei limpo”, contou “J”.

O encontro foi acompanhado pela Assistente Social Karine Besa e pela psicóloga Tatiana Barroso. Durante o lanche, foram sugeridos passeios externos como por exemplo, na cachoeira do Espraiado, Casa Darcy Ribeiro ou um piquenique no Campo de São Bento, em Niterói. As reuniões do grupo de familiares dos usuários são realizadas toda segunda-feira, às 16h, no Sapad na Rua Fúlvio Chebad Guida, 32, no Centro.