Paula Kaya ensinou os alunos da EM Espraiado a criar um jardim sustentável em garrafas pet - Foto: Katito Carvalho

As ações em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21/09, já começaram em Maricá. Para abrir os trabalhos da Secretaria de Cidade Sustentável, que programou diversas atividades até a próxima sexta-feira (22/09), alunos da Escola Municipal do Espraiado (Espraiado) estão recebendo oficinas para confecção de mini jardim sustentável, utilizando material reciclado.

Na instrução, ministrada pela educadora ambiental Paula Kaya, cada turma fica responsável por cuidar de uma suculenta (sedum adolphi), que é plantada em garrafas pet fechadas. Colocar uma planta em um ambiente fechado pode parecer um contra senso, mas é justamente assim que os pequenos aprendem sobre fotossíntese, respiração e fermentação.

Um mini jardim fechado funciona como um mini ecossistema. As plantas sobrevivem, pois durante a fotossíntese (processo no qual a energia solar é transformada pelo organismo em energia química) liberam oxigênio e consomem gás carbônico, exatamente o contrário do que acontece durante a respiração. “Se a planta tiver sais minerais, água e luz do sol, ela se auto sustenta. Fazemos esta experiência com a garrafa fechada, onde a planta sobrevive por cerca de seis meses”, explicou Paula.

De acordo com a educadora, a iniciativa está utilizando o tema: “A melhor herança que podemos deixar para o Planeta é uma árvore plantada”, para trabalhar com enfoque na conscientização para preservação. “No Espraiado, as crianças tem contato direto com a vegetação e com a natureza, mas a maioria delas ainda não despertou o zelo pelo meio ambiente. Então, a nossa proposta é mostrar para eles, na prática, a importância de todos estes elementos que os cercam, para que eles se tornem guardiões da natureza”, disse Paula.

A novidade despertou o sentimento de pertencimento ao meio ambiente na aluna do 1º ano, Emily Beatriz, de 6 anos. “Aprendi sobre as plantas e sobre não jogar chiclete no chão, para não grudar no bico dos passarinhos. Gostei muito”, comentou Emily.

A diretora da E.M. Espraiado, Adriana Antunes Pereira, afirmou ter ficado muito contente com a oportunidade que os estudantes estão tendo e falou sobre a importância das aulas práticas. “Quando eles saem do lugar comum e vão fazer atividades práticas como a de hoje, despertam para a responsabilidade de cuidar, passam a amar e respeitar muito mais a natureza. Estas são experiências que vivenciam e não esquecem, são momentos que vão guardar e que certamente vão fazer com que eles se tornem adultos com um olhar diferente”, finalizou Adriana.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here