Tortas, hambúrgueres, pastéis feitos com frutas, legumes, verduras e sementes na feira vegana - Foto: Katito Carvalho

Uma parceria da Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida, com a União de Veganos Independentes de Maricá realizou no último domingo (17/09), na Praça Tiradentes (Araçatiba), o 1º Encontro Viver Bem, com uma edição especializada na alimentação vegana. Coordenador do projeto, Bruno Rodrigues falou sobre o objetivo do encontro. “É um dia destinado a proporcionar atividades e reflexões que tragam bem-estar e qualidade de vida a todos. Vamos ter quatro edições de acordo com as estações do ano e esta é apenas a primeira, onde firmamos uma parceria que vai dar voz aos veganos para que possam colocar seus pontos de vista, para que as pessoas não se limitem apenas a alimentação deles, mas a atitudes que trazem qualidade de vida para todos, porque eles brigam pelos animais, defendem a natureza”, explicou.

Ao longo do dia, barraquinhas comercializavam cerveja artesanal e pratos tradicionais como salgados, tortas, hambúrgueres artesanais, pães de queijo e pastéis feitos com frutas, legumes, verduras, raízes e sementes – veganos não consomem alimentos de origem animal como carne, laticínios, ovos e mel. Proprietário da Cervejaria Artesanal São José do Imbassaí, Edson Passos contou que o trabalho, iniciado há sete anos, está expandindo, mas continua a ser exclusivo no ramo em Maricá e ainda leva a bandeira da cidade a vários lugares do mundo. “O público vegano normalmente consome menos bebida, mas nossos seis tipos de cerveja, do rústico ao mais sofisticado, são feitas de grãos e cereais, não possuem origem animal, então estamos dentro do contexto. Nossa fábrica é aberta ao público para visitação”, declarou.

Outra ideologia do veganismo é a exclusão da crueldade contra animais para qualquer finalidade. Assim, produtos fitoterápicos, compostagens, biojóias, jóias de prata, cristais, mandalas, filtros de sonhos e orgânicos também podiam ser adquiridos. Líder do núcleo de Niterói da Mercy for Animals, que luta para que todos os animais sejam tratados com respeito, dignidade e compaixão, Fernanda de Souza Rocha estava responsável pela distribuição de um guia educativo, elaborado em seis idiomas. “A ONG trabalha há quase 20 anos no Canadá e apenas dois no Brasil. Nosso objetivo é promover a alimentação vegetariana”, contou.

O evento também contou com representantes das ONGs Divers for Sharks (luta pela preservação dos tubarões) em apresentações de vídeos e desenhos para as crianças e Peludos de Rua, que doou dois cachorros. Atividades físicas e recreativas, como dança árabe, pilates, capoeira e iniciação a meditação que buscavam incentivar a qualidade de vida associada à prática esportiva atraíram moradores. “A proposta é divulgar essa cultura, esse tipo de exercício que é muito completo e mexe com a mente, o coração e o espírito alinhando o corpo da pessoa. A yoga não tem idade nem limite, pode ser feito desde crianças, gestantes, à idosos, a não ser que o médico proíba”, disse o professor de yoga, Eduardo Felipe.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca ofereceu oficina de horta no coco, doou mudas frutíferas e realizou a degustação de carne de jaca para todos os interessados.

O secretário da pasta, Júlio Carolino, falou sobre a produção da fruta na cidade. “As pessoas acabam só esperando madurar para consumir como fruta, mas é possível consumir a carne da jaca verde cozida. Isso pode ser feito em casa, na panela de pressão”, explicou, completando: “Com a distribuição de mudas frutíferas de 14 espécies, divulgamos o nosso projeto de arborear, em que a Prefeitura planta as mudas na casa das pessoas e elas ficam responsáveis por adotar essas plantas”, resumiu.

Moradora de Araçatiba, Tatiane Santos (41 anos) aprovou a iniciativa e pediu que mais eventos sejam realizados no bairro. “Eu estou conhecendo para quem sabe, futuramente, me tornar uma adepta vegana”, declarou. Lucília Franco Diniz (45 anos) experimentava a cerveja artesanal. “Eu moro em São Gonçalo. Mas estou visitando Maricá, vendo as barraquinhas para conhecer de tudo um pouco e estou gostando bastante. É realmente um evento familiar e está aprovado”, completou.

Um show do trio da Cultura – formado por Dalva Alves, Ronaldo Valentim e Paulo Hernani – encerrou o evento. Segundo Bruno Rodrigues, a próxima edição deve ter o verão como tema e atividades ao ar livre e pode acontecer em bairros como Barra, Itaipuaçu, Ponta Negra. “Araçatiba é o ponto principal. Mas queremos uma edição em cada um desses locais por causa de um apelo popular existente para isso”, concluiu o coordenador.