Serviços da Saúde, Assistência Social, Educação e de Agricultura, Pecuária e Pesca foram oferecidos - Foto: Katito Carvalho

O Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, construído pelo programa Minha Casa Minha Vida, recebeu no último sábado (16/09), a ação social “Cras Itinerante”, projeto da Secretaria de Assistência Social, que em quatro horas de atuação realizou 901 atendimentos no local. O evento contou com parcerias da ONG “Seja Digital” e das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e de Agricultura, Pecuária e Pesca. Os moradores também tiveram à disposição serviços como corte de cabelo, manicure, acesso a roupas seminovas do bazar social, doação de plantas frutíferas e um espaço de recreação para as crianças.

“Em todas as edições do Cras Itinerante convidamos as secretarias. Hoje, por exemplo, temos a Saúde com a campanha nacional de vacinação, pesagem e aferição de pressão, a coordenação de Saúde Bucal aplicando flúor nas crianças e estamos com todos os equipamentos da Assistência Social disponíveis para os moradores”, afirmou o psicólogo Thiago Ribeiro, coordenador de Proteção Social Básica, pasta ligada à Secretaria de Assistência Social. “Todo mês realizamos a ação em um local diferente. Normalmente escolhemos lugares que possuem o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que são justamente o público que nossa pasta atende. Aqui em Inoã escolhemos o Minha Casa Minha Vida pela concentração de famílias cadastradas no CadÚnico e consequentemente beneficiadas pelos nossos programas”, explicou Thiago.

A dona de casa Irani de Souza, de 44 anos, moradora do residencial, estava na fila de atendimento do “Seja Digital” – ONG responsável pela operação de migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil -, e contou que ficou sabendo da ação do Cras através do grupo de bate-papo do seu condomínio. “Não sabia como funcionava isso aqui, mas disseram que o sinal analógico da televisão vai acabar então vim saber o que precisava fazer”, disse Irani. “Agora que já sei, me cadastrei para poder retirar o kit com antena e conversor”, completou. “Meu número de atendimento era 72, mas foi tudo bem rápido e só o fato de não precisar pegar ônibus facilitou bastante”, elogiou a dona de casa. De acordo com a equipe do ‘Seja digital’ durante a ação foram prestados 95 atendimentos.

A moradora Paula Lima, aproveitou a proximidade para vacinar seus dois filhos, Ana Julia de 15 e Júlio Cesar, de 6 anos. “Muito bom, show de bola ter a vacinação tão pertinho de casa. Facilitou muito a minha vida e tenho certeza que muitas mães daqui concordam comigo. Que esse tipo de evento venha sempre”, pediu Paula. Segundo informações da Secretaria de Saúde foram realizados 61 atendimentos (vacina e atualização). A funcionária pública Vera Lucia, de 60 anos, aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo. “Isso tudo aqui, sem dúvida, vem para facilitar a vida da nossa comunidade”, afirmou Vera. “Aproveitei para dar uma melhorada no visual, levantar a autoestima dando um corte no cabelo. E ainda tem um bazar. Saímos com cabelo cortado e roupinha nova”, comemorou. Foram realizados 21 cortes entre homens e mulheres.

A equipe do Cras de Inoã realizou 34 atendimentos; os agentes do “Cras Itinerante” realizaram 200 abordagens junto aos moradores; o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad), orientou 12 pessoas sobre como proceder em casos de dependência química; 16 pessoas receberam atendimento referente ao programa social Bolsa Família; os profissionais do programa “Saúde Bucal” da Secretaria de Saúde realizaram 77 atendimentos, sendo 40 encaminhamentos; a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca prestou atendimento a 200 moradores e realizou a doação de 100 mudas de árvores frutíferas; no bazar social foram 100 atendimentos entre doação e resgate de roupas, o Acolhimento Social realizou 8 atendimentos e a Coordenação de Eventos fez 26 atendimentos.

De acordo com o sindico do setor D, André Quintanilha, esse tipo de iniciativa da Prefeitura é muito útil para os moradores do condomínio Minha Casa Minha Vida de Inoã. ”Realmente tem muita gente aqui trabalhando e atendendo as nossas necessidades e reivindicações”, afirmou André. “Pelo o que pude constatar os moradores estão muito satisfeitos com a ação”, confirmou o síndico. A próxima edição do “Cras Itinerante” será realizada em 07/10, na Escola Municipal Amanda Pena, no bairro do Bananal, das 9h às 13h.