Foram distribuídas 36 mudas nativas da Mata Atlântica na tenda montada em Zacarias - Foto: Katito Carvalho

A região da Barra de Maricá foi a escolhida para receber a tenda do programa Maricá+Verde, da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável. A distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica ocorreu nesta quinta-feira (14/09) na esquina da Avenida Prefeito Ivan Mundim com a Rua Lúcio José de Marins, que dá acesso à comunidade de Zacarias. Foram disponibilizadas para doação um total de 80 mudas de espécies como Aroeira (Schinus terenbintipholius), Canafístula (Cassia fistula), Castanheira da Praia (Terminalia catappa), Ingá Feijão (Inga edulis), Ipê amarelo (tabebuia alba), Jenipapo (Genipa americana) e Oiti (Licania tomentosa). Dessas, foram doadas 36 unidades.

A tenda ficou bem movimentada durante toda a manhã. Gente como a vendedora autônoma Luciana Souza Nascimento, de 28 anos, que se mudou recentemente de Ponta Negra para Cordeirinho e agora diz que tem uma boa área para plantar. “Antes só tinha plantas em vaso, mas estou numa casa com um bom quintal há alguns dias”, contou ela, que levou para a nova casa uma muda de Ipê e outra de Jenipapo. Além dessas duas, o pedreiro Paulo Roberto Pereira Cortes, que mora na Divinéia, saiu da tenda com outra de Castanheira da Praia para, segundo ele, plantar à beira da lagoa perto de casa. “Precisamos muito de mais árvores para diminuir o calor e manter o lençol freático, o que nos garante água. Muito boa essa iniciativa”, exaltou ele, que tem 55 anos.

Uma das que levou mais mudas nesta edição foi a dona de casa Nilza Costa dos Anjos, de 62 anos, que mora numa casa bem ao lado do local onde estava a tenda, e que fica quase invisível em meio à vegetação. As cinco espécies que ela levou (Aroeira, Canafístula, Jenipapo, Oiti e Tento Carolino) serão para replantar o que foi queimado em um recente incêndio na propriedade, que ela acredita ter sido criminoso. “Para mim colocar fogo, só isso explica. Como eu gosto muito de ter árvores em volta, vou plantar de novo”, garantiu ela, que vive no local há 22 anos.

Na próxima quinta-feira (21/9), o Maricá+Verde vai estar em Itaocaya Valley (Itaipuaçu) e no dia 28 passa pelo Flamengo. O calendário para os meses de outubro, novembro e dezembro já está sendo elaborado.