Secretário de Sapucaia quer levar o projeto de Tarifa Zero implementado em Maricá - Foto: Clarildo Menezes

A Empresa Pública de Transportes (EPT), realizou na última quarta-feira, em sua sede no Parque da Cidade, uma reunião entre o presidente da EPT, Fabiano Filho e o secretário de Fazenda do município de Sapucaia, Cleiton Tavares, com o intuito de discutir a formatação de um Termo de Cooperação Técnica em mobilidade urbana entre os dois municípios. Durante o encontro foi apresentada para os visitantes a estrutura e a logística de funcionamento dos “Vermelhinhos”, iniciativa de ônibus “Tarifa Zero” de Maricá conhecida em todo o Brasil.

“Vamos fazer um termo entre a Prefeitura, a EPT e a Prefeitura de Sapucaia”, afirmou Fabiano Filho. “Entre muitas coisas vamos disponibilizar profissionais, engenheiros de tráfego, analistas de rota e consultores para tentar ajudar o município de Sapucaia a pensar o transporte público que eles estão querendo implantar lá”, explicou. “Além de rotas de frota usaremos nossa experiência para passar todo o conhecimento que eles precisarem e também para aprender com a experiência de um município diferente, com relevo diferente, com formas diferentes, ou seja, vai ser uma grande troca”, completou. “Estamos muito orgulhosos em servir como espelho para outras cidades”, frisou Fabiano.

De acordo com secretário Cleiton Tavares, o município de Sapucaia busca uma espécie de “intercâmbio” com cidades que são referência na questão da mobilidade urbana. “Observando a experiência do Vermelhinho aqui em Maricá eu vim aqui hoje, pois pretendo levar para o nosso município essa expertise que vocês já possuem e nós de Sapucaia precisamos”, afirmou o secretário. “Esse é o nosso primeiro contato e foi excepcional. O Vermelhinho é um projeto que deve ser alvo de observação pelos demais municípios”, completou. “Parabéns à Prefeitura e toda a equipe de idealizadores. Vemos realmente que há neste sistema um benefício para a população”, destacou Cleiton.

Ainda de acordo com Cleiton Tavares não só o ônibus Tarifa Zero, mas todos os outros produtos promovidos pela EPT merecem atenção e por isso um único encontro não é o suficiente. “Talvez uma visita fique muito resumido e por isso vamos estender o convite ao Fabiano Filho e a sua equipe para visitar a nossa região no centro-sul do estado. Nós queremos ouvir mais sobre esse projeto e quem sabe inspirar outros prefeitos, outras cidades, a adotar esse sistema de transporte público dentro de suas respectivas características”, explicou. “Estamos muito felizes com esse apoio da equipe da Prefeitura de Maricá”, finalizou o secretário de Sapucaia.