Habitação Segura foi tema da palestra da Defesa Civil e Habitação no IFF, nas Pedreiras - Foto: Fernando Silva

Uma palestra sobre habitação segura foi realizada nesta quarta-feira (23/08) no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), que fica no bairro das Pedreiras. O evento, uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá, reuniu alunos do curso de Edificações da instituição de ensino técnico e integrantes da Defesa Civil municipal, sendo ministrada pelo capitão bombeiro Wellington Silva e pela arquiteta Fernanda Bizzo, que é perita do Tribunal de Justiça do Estado e mestre em Engenharia Civil.

Durante a aula, foram mostrados tópicos da Constituição Federal que regem a questão dos desastres naturais e a atuação dos órgãos de defesa civil nestes casos. A arquiteta falou sobre as chamadas ‘patologias construtivas’, muito comuns em construções onde o projeto é realizado sem a participação de engenheiros ou arquitetos. Foi também exibido um vídeo mostrando as enchentes que assolaram a cidade de Nova Friburgo (na Região Serrana fluminense), em 2011.

O encontro faz parte do curso de Habitação, Cidade e Cidadania promovido pela Secretaria de Habitação, cujas aulas ocorrem sempre às quartas-feiras das 18h às 21h no IFF. De acordo com a secretária Rita Rocha, que assistiu à palestra, alunos do IFF começam em outubro a participar de visitas técnicas da secretaria a áreas apontadas como ‘de risco’ no município.