Fernando Augusto (de chapéu) aprovou o Arraiá perto de sua casa, em Ponta Negra - Foto: Fernando Silva

O “Arraiá de Maricá” – evento da Secretaria de Turismo – se despediu com chave de ouro, após dois meses de comemorações em vários pontos da cidade. No último final de semana, dias 05 e 06/08, o evento com bandeirinhas, barraquinhas e o forró pé de serra chegou a mais dois bairros: São José do Imbassaí e Ponta Negra.

Em Ponta Negra, a festa aconteceu na Praça de Nossa Senhora das Graças. Além de barraquinhas de roupas, brinquedos, trabalho artesanal na concha, muita comida e bebida, quem esteve no local, pôde acompanhar as apresentações da quadrilha profissional Gonzagão do Pavilhão e dos cantores Joyce Carneiro e Bruno Fortes com participação de Alessandra Acras e Banda Boa.

Moradora de São Gonçalo, Pamela Couto, 27 anos, frequenta Ponta Negra desde pequena, mas nunca havia visto a praça tão animada. “Geralmente nessa época do ano aqui não tinha nada. Quando cheguei hoje (sábado), eu achei que ia estar aquele movimento morto de sempre. Não sabia que ia ter festa e me surpreendi porque está movimentado. Isso é muito interessante tanto para as pessoas que moram aqui, para os comerciantes, quanto para a gente que vem”, disse.

Morador do bairro, Fernando Augusto, 44 anos, estava à vontade bebendo seu vinho, enquanto os filhos brincavam com algumas crianças vizinhas. “Com essa descentralização de eventos é possível que famílias que moram aqui estejam reunidas com as crianças brincando e se aproximando de toda a comunidade pertinho de casa. Isso é muito bom. Se não tivesse esse evento aqui hoje (sábado), a praça estaria abandonada, sem ninguém”, explicou.

Em São José do Imbassaí, a festa aconteceu na Praça Gilmar dos Santos Trindade. Nascida e criada no local, Ana Paula de Lima, 49 anos, estava animada com a possibilidade de se divertir próximo de casa. “Ter um evento desse permite o acesso das pessoas daqui. Ir para longe e voltar tarde da noite é complicado, mesmo para quem tem carro, porque você não tem estacionamento, aí acaba perdendo muito tempo procurando onde estacionar e ainda fica com medo de roubarem o carro. Perto de casa é mais fácil, a gente pode vir a pé”, ressaltou.

Ao lado da família, Sabrina Souza, 18 anos, também falou sobre praticidade e economia. “Com essa crise, sem carro e dinheiro de passagem para ir ao Centro de Maricá, eu acho ótimo. Porque eu moro aqui pertinho aí posso vir empurrando o carrinho do meu filho. Para mim é muito melhor. Se a festa fosse só no Centro, eu não teria condições de ir”, contou.

Entre as apresentações: quadrilha da Mió Idade (Secretaria de Políticas para a Terceira Idade), quadrilha profissional Shock do Painho, além dos shows com o cantor Bruno Berner e o Grupo Forró Raiz.

O Grupo Forró Raiz existe há 15 anos e conta com dois Cds gravados, já tendo apresentado o forró pé de serra em vários estados do Brasil e em turnês pela Europa – Roma, Paris, Bélgica, Portugal e Colômbia – com regravações como “Esperando na Janela” e músicas autorais, entre elas, “Encontrei” e “Cabras do Forró”, que conta com a participação do Trio Nordestino.

Em sua terceira apresentação na cidade, Rafael Boca, vocalista do grupo elogiou a receptividade dos moradores. “A gente fica extasiado, porque não imaginava que seria dessa forma. Já fizemos vários shows no interior e até mesmo no Espírito Santo, que é o nosso estado, mas Maricá pra gente surpreendeu”, declarou.

Rafael também ressaltou o carinho do público. “O público daqui gosta mesmo de música, de dançar, aplaude do início ao fim do show, faz questão de vir ao camarim conversar com a gente para conhecer mais do nosso trabalho. Isso dá vontade de voltar mais vezes. Então, nossa mensagem é que o povo de Maricá seja sempre dessa forma, alegre e contagiante e receba todos os artistas de onde vierem da mesma forma que recebeu a gente”, agradeceu.

O sanfoneiro Jardel Ferreira concordou e falou sobre a iniciativa do poder público em levar o Arraiá para bairros mais distantes. “A Prefeitura acerta muito em fazer essa descentralização porque consegue abranger todos os moradores. Nós não conhecíamos a região e o pessoal daqui tem sido muito acolhedor, participando dos shows, então ele acaba passando rápido e sendo muito dinâmico”, concluiu.