Objetivo é capacitar a população sobre temas de grande relevância como a habitação segura - Foto: Michel Monteiro

Ocorreu na última quarta (02/08), no Cine Henfil, no Centro, a aula inaugural da primeira “Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). O objetivo da ação é capacitar a população civil, chamando a atenção para temas de grande relevância para a qualidade de vida dos munícipes como a habitação segura e saudável, o direito à cidade e o exercício de cidadania, bem como divulgar projetos sociais que a Prefeitura vem promovendo em todo o município.

Neste primeiro encontro houve uma apresentação geral com uma mesa de abertura composta pelo vice-prefeito, Marcos Ribeiro; a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino; a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa; o assessor especial da secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcos de Dios e o professor do IFF, Francesco Lugli. Na sequência foi dado início à aula inaugural sob o tema “O Direito à Cidade” com o palestrante convidado, o arquiteto e urbanista do Núcleo de Terras e Habitação (NUTH), da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Daniel Mendes, que entre muitos assuntos abordou o conceito do direito à cidade criado pelo filósofo marxista e sociólogo francês Henri Lefebvre.

Segundo a secretária Rita Rocha foram mais de 100 pessoas inscritas no projeto, porém neste primeiro momento somente duas turmas, com 40 alunos cada, serão formadas. “Todos os inscritos foram avisados por nossa equipe que esta primeira aula é obrigatória para quem deseja participar de uma das duas primeiras turmas”, afirmou Rita. “Esse curso se insere dentro das atividades de planejamento e combate à precariedade habitacional e, ao mesmo tempo, é um canal de diálogo com a sociedade civil”, completou. “É um modulo bastante complexo. Nós vamos apresentar hoje como é a dinâmica do projeto, com aulas teóricas e aulas práticas, além do módulo final de avaliação do programa para que as pessoas possam se posicionar, inclusive, sugerindo ações e sinalizando o que nós podemos melhorar referente à proposta do curso”, explicou. Ainda de acordo com a secretária, a partir da lista de presença será possível, posteriormente, a abertura de turmas adicionais, pois a ideia é realizar um novo módulo  a cada quatro meses.

“Temos agora uma questão interdisciplinar em que nós vamos tentar e vamos conseguir através de certos eixos que foram montados e que nos permitem discutir a questão da habitação, cidadania e a cidade em que vivemos”, afirmou o vice-prefeito Marcos Ribeiro. “Mas hoje só quero falar sobre habitação, estruturada, ventilada, confortável e adequada para a população, e por isso, quero propor aqui uma colaboração do curso de Edificações do IFF para a criação de um concurso de casas populares que atenda a todos esses pré-requisitos de moradia”, propôs Marcos Ribeiro ao professor Francesco Lugli. “É muito oportuno esse curso, essa integração entre as secretarias, o IFF e a população e por isso quero parabenizar a todos os envolvidos e todos aqui presentes. Aproveitem e tirem cada gota de conhecimento deste curso, pois a cidade como um todo só tem a ganhar”, concluiu o vice-prefeito.

Iracema Miranda, de 46 anos, moradora do Centro contou a razão pela qual se inscreveu no curso e a importância do aprendizado proposto. “Sou professora e quero ter acesso às informações corretas, quero me capacitar para multiplicar para o público com o qual trabalho tudo que aqui for ensinado”, afirmou. “Para mim o mais importante é poder conhecer mais sobre o meu município e principalmente identificar como posso contribuir para tornar minha cidade um lugar melhor”, frisou Iracema.

Ao todo, o curso contará com um total de 60 horas divididas em três módulos de atividades teóricas e práticas, a serem realizados durante os meses de agosto e setembro. Ao término do projeto, em setembro, todos os participantes receberão certificados de participação no total de 60 horas. A aula de encerramento, prevista para dia 27/09, as 18h, no Cine Henfil, assim como a aula inaugural, também será aberta ao público independente de inscrição.