Os 25 formandos irão apresentar mini produções feitas por eles durante o curso - Foto: Elaine Nunes

Os curta-metragens “A Gruta”, “Para Sempre”, “Nunca desista” e “Jesus Oliveira”, produzidos pelos alunos da oficina de cinema através do projeto “Cine Henfil em Ação” foram apresentados para convidados e moradores da cidade no último sábado (29/07), no Cinema Henfil (Centro), onde as aulas foram ministradas. Com dez minutos de duração, os projetos eram necessários para que os alunos pudessem se formar. Mas algumas regras tinham que ser seguidas: todos deveriam ser gravados em paisagens de Maricá para retratar a diversidade regional; os atores usados deveriam ser alunos dos cursos de teatro da cidade e todos deveriam retratar a realidade de um set de filmagem com 12h/diárias de gravação, para que os alunos sentissem como, de fato, funcionam esses bastidores.

Professora do curso, a cineasta e coordenadora audiovisual, Mariana Figueiredo falou sobre o percurso até o trabalho prático. “O curso tem duração de quatro meses. Nesse período os alunos fazem um passeio pela linguagem cinematográfica desde a técnica até a parte artística, cujo objetivo busca introduzir os alunos na linguagem técnica audiovisual, para que possam concluir o curso e continuar produzindo”, explicou.

Mariana acrescentou que o material usado nas gravações não foi fornecido pelo curso. “Eles usam instrumentos que têm na mão, porque nossa ideia é que a partir desse curso outros curtas ou séries possam ser gerados pela internet ou para festivais dentro do município. Os filmes tinham vários patrocinadores, a população em geral abraçou a causa dos filmes, apoiou e investiu mesmo. Isso está sendo muito bacana também”, esclareceu.

Sobre a emoção com os trabalhos finais, a cineasta disparou: “Eles me surpreenderam, então o que fica é gratidão. Olho para esses filmes e sei que eles podem ser mostrados em qualquer lugar, não deixam a desejar a nenhuma produção profissional e vão ser levados a todos os bairros ficando em cartaz por quatro meses para que toda a população tenha acesso a eles, com o “Cinema Henfil em Movimento”, garantiu.

A coordenadora também falou sobre a possibilidade dos responsáveis pelo melhor curta ganharem prêmios. “No final do ano, uma mostra competitiva deve ser realizada com esses quatro curtas e os outros que vão ser realizados também nas próximas turmas, mas ainda tem que ser definido como isso será feito”, concluiu.

O jovem aprendiz José Renato, 19 anos, morador do Boqueirão, já trabalhava com vídeo há cerca de três anos para o Youtube e, com o conhecimento aprofundado sobre roteiro e edição adquirido no curso, somada a ajuda de amigos, montou o curta “Nunca desista”. “O processo foi difícil, mas muito divertido”, disse José Renato. Designer e vendedor, John Douglas Buttner Jr, 19 anos, contou que sempre teve paixão por vídeo. “Resolvi aprofundar meus conhecimentos no curso e como era de graça, a oportunidade se tornou ainda mais interessante”. O curta é um incentivo para as pessoas não desistirem de seus sonhos. “Por mais difíceis que as coisas possam parecer, é preciso ter força de vontade, pois o maior obstáculo de todos, pode ser você mesmo”, resumiu John Douglas.

Morador de Araçatiba, Ruan Ronaldo, 20 anos, aprendeu que fazer um filme não é fácil. “Foi difícil, mas aprendi que fazer cinema também é muito legal e usamos várias técnicas”, afirmou. O colega Igor Matos, 20 anos, estudante e morador de Inoã, fez um resumo sobre o curta produzido pelo grupo: “A Gruta’ fala sobre um grupo de estudantes que, mesmo sem autorização, insiste em fazer uma pesquisa numa caverna sobre um fungo que está contaminando as pessoas e levando-as à depressão e acaba enfrentando problemas”, contou.

“Para Sempre” conta a história de uma mulher com câncer que sonha em conhecer o mar e decide iniciar uma caminhada para alcançar seu objetivo, tendo como companhia uma adolescente desconhecida. Em “Jesus Oliveira”, o pastor Jesus duvida de sua fé em Deus após a morte de sua esposa, e passa a questionar sobre o sentido da vida. Apesar disso, continua pregando porque acredita que não deve abandonar o rebanho.

Após as exibições, os 48 formandos receberam seus certificados das mãos de funcionários, da secretária de Cultura, Andrea Cunha e do coordenador do Cinema Henfil e da produção cultural, Perceu Silva. Os interessados para as novas turmas podem se inscrever no próprio cinema, que fica na Rua Domício da Gama, esquina com Alferes Gomes (Centro) a partir desta terça-feira (01/08). As inscrições seguem até 25/08 e as aulas começam em 30/08, sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h ou das 18h30 às 20h30. É necessário apresentar documentos de identidade, escolaridade e comprovante de residência.