Artesão Valdir Ribeiro passou na praça de Bambuí e levou uma muda de oiti - Foto: Raphael Costa

A tenda do programa “Maricá+Verde”, da Secretaria de Cidade Sustentável, foi montada nesta quinta-feira (27/07) em Bambuí, na praça do bairro. Foram disponibilizadas para doação 80 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica como Jenipapo (Genipa americana), Canafístula (Peltophorum dubium), Oiti (Licania tomentosa), Aroeira (Schinus terenbintipholius), Ipê amarelo (Handroanthus ochraceus), Ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus), Pau Ferro (Caesalpinia férrea) e Guararema (Gallesia Gorazema).

A auxiliar administrativa Glayce Lemos, 23 anos, levou uma muda de canafístula para plantar na escola em que trabalha. “É muito importante essa ação, pois estão desmatando muito”, lembrou. Já a aposentada Antônia Figueira Brandão, 70 anos, levou duas mudas, também de canafístula. Ao saber que a planta dá flores amarelas, ficou ainda mais encantada. “Gosto de plantas, vai ficar linda. Plantar e passear é comigo mesmo”, brincou.

O artesão e pedreiro de 40 anos, Valdir Ribeiro, levou uma muda de oiti para uma cliente. “Essa árvore ela não tem. Ela ama árvores, vai adorar o presente. Assim que chegar lá, vamos plantar”, contou. No total foram adotadas 50 mudas. Na próxima quinta-feira (03/08), o “Maricá+Verde” passa pela Barra de Maricá e no dia 10/08, em Ponta Negra. Os locais, onde a tenda será montada, ainda serão definidos.