Espetáculo "Contos de Mar" encantou o público no Cinema Público Henfil - Foto: Clarildo Menezes

Faltavam poucos minutos para o início da peça “Contos do Mar”, do grupo Quatro Manos, e a quantidade de pessoas para entrar no Cine Henfil na manhã desta terça-feira (25/07) já era grande, como vem sendo em todos os dias do Festival de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017, uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e da federação. Entre elas, Andressa Freitas, de 18 anos, moradora do Caxito e Adriana Leffe, de 16 anos, da Mumbuca, acompanhadas de Manuela, 9 anos, e de Bernardo e Miguel, ambos 6 anos. “Meus primos”, disse Andressa. Todos muito animados e com muita expectativa quanto ao espetáculo.

Protagonizada por Florencia Santángelo e Marcos Camelo, a encenação trouxe pitadas circenses à atmosfera de sonho e fantasia do enredo, numa mistura que arrancou gargalhadas de crianças e adultos ao mesmo tempo. Baseada em duas fábulas italianas, “Príncipe Caranguejo” e “Rainha Marmota”, a história prendeu a atenção de todos que lotaram o espaço do início ao fim.

”Foi a primeira vez que assisti a uma peça de teatro e achei muito bom. Preencheu toda a expectativa que eu estava sentindo antes de entrar. Adorei os personagens! Está bem bacana essa experiência do festival de teatro aqui na cidade. Vou vir em todos as outras peças”, comentou Andressa ao final do espetáculo, ao lado dos primos empolgados com a experiência. Já Adriana disse que não perde eventos teatrais no Cine Henfil.

Os atores, por sua vez, não escondiam a alegria de representarem com casa lotada “num horário difícil”, como ressaltou Marcos: “Teatro cheio às 11h, interrompendo a rotina de almoço de pessoas que moram numa cidade com tanto atrativo natural em dia de sol. A prefeitura e a população estão de parabéns por promoverem essa festa”, disse. Florencia lembra que teatro é isso, essa mágica, esse elo com o público que não tem explicação: “Fico muito feliz de ver essa interação acontecendo numa terça-feira de manhã. O público quer, porque o público gosta, na hora que for”, frisou.