Inscrições encerram às 23h59 do dia 14/04 (domingo) - Foto: Michel Monteiro

O Cinema Público Municipal Henfil recebeu, nesta quinta-feira (01/06), centenas de estudantes na aula inaugural do Pré-Enem Popular 2017, que também acontece nesta sexta-feira (02/06). O curso preparatório é gratuito e está sendo oferecido pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias Geral e de Governo, Educação e Cultura, das 18h às 21h40, no Centro (Cine Henfil), São José do Imbassaí (CAIC Elomir Silva) e Itaipuaçu (E.M. Marques de Maricá).

Na próxima semana, haverá aula especial no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, com o sociólogo e ex-prefeito Washington Quaquá, que falará sobre o tema “Fascismos”, além do filósofo Marcos de Dios e do historiador William Campos, coordenador do curso. Além de Campos, fazem parte da equipe os professores Alex Nery (Biologia), Felipe Fernandes (Geografia), Vagner Fia (Geografia), Ricardo Gomes (Biologia), e Fabio Moura (Língua Portuguesa e Redação), entre outros.

Antes da aula, os alunos assistiram a apresentações musicais de Ronaldo Valentim e da cantora Mariana Alves, que interpretou “Só os loucos sabem”, da banda Charlie Brown Jr., sendo acompanhada pela platéia. Em seguida, o aluno Juan de Souza, de 19 anos, relatou a sua experiência de ter sido aprovado em três universidades depois de ter cursado o Pré-Enem. Já Mariana Mello, 23 anos, formanda em Letras pela UFF, contou que está pesquisando o curso como tema para dissertação em sua pós-graduação. “É uma honra representar a Umes em um momento como esse, de investimento público na educação do país, que está sofrendo cortes e retrocessos por quem deveria ser responsável pelo seu avanço”, declarou a presidente da União Maricaense de Estudantes Secundaristas (Umes), Vânia Araújo, 18 anos, especialmente convidada pela coordenação do curso.

Felipe Gregório, 24 anos, enxadrista e morador de Inoã, está fazendo o Pré-Enem pela segunda vez. “É uma ótima oportunidade para os estudantes. Infelizmente, perdi o prazo de inscrição do vestibular, mas estou me preparando de novo. Acho que dessa vez vai”, afirmou. A auxiliar de Ensino Mayara da Costa, 23 anos, moradora de Inoã, disse que fez magistério por opção e que trabalha com Educação Inclusiva (1º ao 5º ano) por amor. “Pretendo fazer Pedagogia para estudar metodologias de ensino, trabalhar com mais conhecimento e avançar cada vez mais com meus alunos”, adiantou.

Os técnicos agrícolas Leandro Stolano, 22, e Camila Rosa dos Santos, 21, de Hulha Negra (RS) estão repetindo a dose. “Desta vez, acho que conseguimos. Trabalhamos juntos e agora estudamos também”, disse Leandro. A dupla trabalha em um projeto de cooperativa agrícola em Manu Manuela, com outros técnicos e a comunidade local.