Formandos receberam o certificado do curso básico de informática - Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (31/05), a formatura dos alunos de informática, com a entrega dos certificados de conclusão do curso básico ministrado pelo professor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Felippe Bittencourt. O curso teve duração de 32 horas, com atividades praticadas uma vez por semana nas sedes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) CEU, na Mumbuca, e do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad), no Centro.

Conforme o secretário da pasta, Jorge Castor, a inclusão digital se faz importante para qualquer setor da atividade humana devido às inúmeras transformações introduzidas pela tecnologia de informação. “Primeiro parabenizo os alunos pela perseverança e os profissionais pela dedicação”, disse Castor. “A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e hoje está acessível a vários níveis da sociedade. Estes cursos de informática tem o objetivo de promover o crescimento das pessoas”, acrescentou o secretário. O coordenador do SCFV, Leonardo Fontainha, agradeceu o empenho do professor em entender as diferenças de cada aluno e encorajou os alunos a prosseguirem com outros cursos que irão surgir. “Conhecimento não tem idade”, disse.

A coordenadora do Sapad, Luana Menezes, ressaltou a importância da realização dos sonhos e os serviços que a Assistência Social oferece. “Cidadania é possibilitar a realização dos sonhos. A Assistência Social está sempre oferecendo serviços de inclusão social e tentando realizar os sonhos da população”, disse. O coordenador do Cras CEU, Emerson Soares, prosseguiu aconselhando que todos utilizassem o aprendizado na vida. Felippe Bittencourt contou das dificuldades e superações de cada aluno. “No começo recebi algumas reclamações de dificuldades e que achavam que não iam conseguir. Com calma superamos medo, obstáculos e agora estamos todos aqui na formatura. Esse é o primeiro degrau para todos praticarem ainda mais”, relatou.

A dona de casa Zelina Mendoça, de 49 anos, contou que apesar das dificuldades persistiu. “Iniciei o curso na sede do Sapad e depois tive que ir para o Cras CEU. Quase desisti, mas consegui vencer as barreiras e agradeço a equipe por sempre me incentivar”, contou. Com 60 anos, o aluno Reinaldo Neto agradeceu a paciência do professor e da equipe com os alunos. A cozinheira, Erotides Alves, de 72 anos, por sua vez, comemorou a formatura com uma grande notícia a todos os presentes. “Estou muito feliz com meu certificado em mãos e a novidade é que ganharei um computador para praticar em casa”, disse emocionada.

Os interessados para as próximas turmas do curso de Informática devem procurar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na sede da Secretaria de Assistência Social (Rua Domício da Gama, 386 e 398 – Centro) com a identidade e comprovante de residência.