Prefeito Fabiano Horta acompanhou o desfile cívico na Rua Domicio da Gama, no Centro - Foto: Fernando Silva

Abrindo oficialmente as comemorações dos 203 anos de emancipação política administrativa de Maricá, foi realizado na ultima sexta-feira (26/05), na Rua Domício da Gama, no Centro, o tradicional desfile cívico com as escolas de Maricá, que este ano além das unidades municipais teve também a participação de colégios particulares, todas desfilando sob o tema “Viver é ter projetos”.

A Prefeitura disponibilizou arquibancadas distribuídas nos dois lados da rua e que permaneceram cheias durante as quase três horas em que as escolas desfilaram. Na via alunos, professores e diretores esbanjavam criatividade sob uma variedade de assuntos sociais, culturais, históricos, ecológicos, entre outros. Foi um show de originalidade e animação. As baterias das escolas foram um show à parte, que empolgou e agitou a todos os presentes.

O prefeito Fabiano Horta, acompanhado da primeira dama Rosana Horta, se encantou com os desfiles. Durante o evento, o prefeito assinou um termo de Cooperação Técnica junto à Cooperjovem para desenvolver os alunos da rede municipal de ensino do primeiro segmento. O termo prevê a formação dos profissionais da Educação para em seguida inserir a pauta de cooperação e de cooperativismo na grade pedagógica das escolas.

“Estamos encerrando aqui o desfile cívico que foi muito bacana, muito bonito, incorporando todas as escolas da cidade com temas locais de projetos que a prefeitura está desenvolvendo no município”, afirmou Fabiano. “Olhando para o futuro de Maricá eu acredito que nós estamos conseguindo incorporar na garotada, na população de Maricá um espirito de realização e de transformação”, completou. “Maricá está em festa, esta alegre, Maricá está satisfeita porque está encontrando o caminho do desenvolvimento na transformação da sociedade”, finalizou o prefeito.

A diretora do Caic Elomir Silva, Gláucia Cartaxo era uma das mais empolgadas e falou sobre a preparação da escola. “Nós nos empenhamos bastante e ensaiamos muito na quadra do Caic”, afirmou. “Viemos para nos destacar e o mosaico com o retrato do Che Guevara foi feito com o intuito de surpreender”, afirmou a diretora logo após receber das mãos da primeira dama, Rosana Horta, o certificado de participação.

Os alunos da Escola Brasilina Coutinho, no Silvado, falaram da preservação das nascentes e preservação do Rio Caranguejo. Para a diretora, Simone Miranda, o tema escolhido foi este, pois se trata de uma escola rural e a preservação deve ser sempre um assunto presente. A aluna Ana Clara de 9 anos afirmou que gostou de desfilar pela sua escola. “Eu gostei muito. É muito bom estar aqui. Precisamos cuidar da nossa cidade”, afirmou sorridente.

Também estiveram presentes no desfile o vice-prefeito Marcos Ribeiro, a secretária de Educação, Adriana Luiza e demais secretários municipais. Todas as escolas que desfilaram ganharam um certificado de participação do evento. No final do desfile as secretarias de Educação, Cultura, Urbanismo e Meio Ambiente, Obras e de Conservação desfilaram com suas respectivas equipes em um ato simbólico de trabalho, união e integração entre as pastas do governo.