Fabiano Horta vai aumentar o benefício da Moeda Mumbuca a partir de 1º de julho - Foto: Fernando Silva

Durante a tradicional sessão solene da Câmara Municipal pelos 203 anos da cidade, o prefeito Fabiano Horta anunciou que a partir de 1º de julho será dado um reajuste no valor do benefício concedido pela Prefeitura no programa Renda Mínima Mumbuca. A sessão solene foi realizada na noite da última sexta-feira (26/05), na quadra do Colégio Cenecista, no Centro.

“A prefeitura de Maricá vai reajustar o benefício para R$ 110 e a Renda Básica de Cidadania para mais R$ 20”, afirmou o prefeito. “Anuncio também o aumento dos nossos beneficiários de 14 mil para 16 mil, consolidando assim a moeda Mumbuca”, frisou Fabiano. Durante o evento que homenageia moradores nascidos no município e moradores que escolheram Maricá como cidade para viver, o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito Celso Neto e a primeira-dama Rosana Horta foram agraciados com os títulos de Cidadão Maricaense e Honra ao Mérito, respectivamente.

Implantado em 2013 então como Moeda Social Mumbuca, o programa Renda Mínima Mumbuca trouxe para a economia local resultados positivos e inegáveis em termos de inclusão social. A injeção mensal de aproximadamente R$ 1,3 milhão – sobretudo no pequeno comércio – gerou novos empregos e movimentou outros setores da cidade. Um efeito registrado em Maricá, e que já havia sido notado em caráter nacional a partir do Programa Bolsa Família. Estudo publicado em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), coordenado pelos economistas Teresa Campello e Marcelo Cortes Neri mostra que para cada real injetado pelo Bolsa Família, o retorno em impacto na economia é da ordem de R$ 1,78. “Se a oferta for perfeitamente elástica e os demais pressupostos respeitados, um gasto adicional de 1% do Produto Interno Bruto se traduziria em um 1,78% da atividade econômica”, afirmam no estudo Marcelo Côrtes Neri, Fábio Monteiro Vaz e Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza.

O estudo do Ipea pode ser lido a partir do link abaixo: