Grafiteiros concluíram a arte no reformado túnel de Inoã que será reinaugurado nesta quinta- Foto: Valéria Vianna

O projeto “Maricá em cores” é uma iniciativa que, como o nome já diz, pretende colorir a cidade com a ajuda de artistas e grafiteiros locais num movimento anti-cinza. Os muros no entorno do túnel para pedestres em Inoã são os primeiros a ser alvo da criatividade e talento de um grupo apaixonado por tintas e serão inaugurados nesta quinta-feira (25/05). Os trabalhos começaram no fim de semana e foram finalizados nesta terça-feira (23/05).

Fabio Valadares Mussum, 30 anos, era um dos mais entusiasmados. Morador de Araçatiba, comemorou a oportunidade dada pela prefeitura aos grafiteiros do município. Com curso de grafite pela Fundição Progresso e pela Central Única das Favelas (Cufa), Mussum salienta não ser possível praticar essa atividade sem patrocínio. “É uma arte que precisa de apoio porque as latas de spray são caras”, comentou o também integrante do GAM (Grupo de Artistas de Maricá).

Além dele, Bianca Branco, Maná, Tati, Chavo, Bolão e Felipe Pandão também estão deixando sua marca artística onde recebem autorização para atuar. Existem vários tipos de grafite, como free hands (mão livre) ou bomb (palavra estilizada), “mas a forma que trabalho é através do stencil, técnica usada para aplicar um número, uma frase ou símbolo, por exemplo”, explica Bolão – que desenhou nesse trabalho específico o slogan do governo. Já Tati Castelo Branco (que assina Tati e é mais conhecida pela sua pintura em acrílico) comenta que o artista se vira em qualquer área, mas que botar de lado os pincéis e empunhar o spray exigiu dela descobrir uma habilidade diferente. “Eu simplesmente amei”, define.

Enquanto trabalhavam em uma das saídas do túnel com suas latas de spray estampando arte, do outro funcionários encarregados pela manutenção e sinalização da via mandavam ver com latões de tinta e pincel. Juarez Souza, 41 anos e morador de Inoã, deu uma rápida paradinha na labuta e admirou por alguns instantes um dos grafites. “Se gostei? Maravilhoso! Prefeitura de parabéns!”, disse.