Secretária Adriana Luiza participou do encontro de orientadoras pedagógicas e educacionais - Foto: Divulgação

Aconteceu na última quinta-feira (11/05), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, o II Encontro de Orientadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais da rede municipal de ensino. As turmas foram divididas em manhã e tarde. No turno da manhã os orientadores pedagógicos puderam ouvir e discutir o tema: “Dialogando sobre a Base Nacional Comum Curricular: Alfabetização em Foco” com a palestrante convidada, Elaine Constant, professora da UFRJ e Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Essa é uma experiência inovadora que o município de Maricá está trazendo para o orientador pedagógico, isso faz com que os profissionais explorem novas visões e pensem na Base Nacional Comum Curricular com mais sensibilidade”, destacou a palestrante. “Achei o encontro produtivo, sobretudo o tema abordado na palestra. Vai ajudar na reflexão do nosso trabalho”, concluiu o orientador pedagógico Gláucio Honório da E.M. Aniceto Elias.

Na parte da tarde, com os orientadores educacionais o ambiente não foi diferente, com emoção, trocas de ideias e experiências predominando no encontro, onde foi debatido o tema: “Atuação do Orientador Educacional no âmbito escolar: Parcerias intersetoriais na construção de uma sociedade inclusiva, solidária e participativa”.

Presente no evento a secretária de Educação, Adriana Luiza, destacou a importância do evento. “Esse encontro nos leva a refletir sobre a realidade do chão da escola, o que realmente funciona e as parcerias que devemos ter formar para termos uma Educação de verdade”, afirmou. O próximo encontro está agendado para junho tendo a Flexibilização Curricular como um dos temas.