Moradores do Retiro tiveram acesso aos serviços da Assistência Social, Saúde e Trabalho - Foto: Divulgação

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com as pastas de Saúde e Trabalho, promoveu, neste sábado (06/04), das 9h às 13h, a ação social “Cras Itinerante”. O evento foi realizado na Escola Municipalizada do Retiro e atendeu 434 moradores da região. A Coordenadoria de Atendimento à Criança e ao Adolescente e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos interagiram com 24 crianças que compareceram junto aos seus responsáveis, com atividades recreativas e os mais diversos brinquedos educativos.

Os moradores tiveram acesso às orientações das equipes do cadastro único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), dos técnicos do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) e a equipe do Serviço Especializado e Abordagem Social que juntos fizeram 29 atendimentos, do Acolhimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José/Marine realizou 10 inscrições entre oficinas geradoras de renda e para as atividades de grupos. Oito casais aproveitaram o momento para se inscreverem no projeto de casamento comunitário, com vistas à oficializarem a união.

A equipe do Posto de Saúde da Família realizou 42 aferições de pressão arterial e testes de glicose. A equipe do programa Saúde Bucal aplicou flúor nas 24 crianças, entre 4 a 12 anos (no qual houve alguns encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – para uma consulta no dentista). O Sistema Nacional de Emprego (Sine) obteve 11 agendamentos para fazer a carteira de trabalho. A Fundação Leão XIII emitiu 10 isenções de taxas para carteiras de identidade e certidões de nascimento e casamento. Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços gratuitos de corte de cabelo e designer de sobrancelhas, além de adquirirem roupas do bazar social.

Para o secretário da Assistência Social, Jorge Castor, o projeto “Cras Itinerante” continua dando certo devido às parcerias. “Este projeto já vem sendo realizado há algum tempo e só se fortalece. Além da equipe de excelência que organiza a ação itinerante e os profissionais que atuam em outros setores da assistência”, avalia. “Temos as parcerias de outras secretarias e instituições que abraçam o projeto com responsabilidade”, contou Castor. Segundo o coordenador do projeto, Clauder Peres, o “Cras Itinerante” busca levar à população um serviço descentralizado, de modo que os cidadãos tenham o mais próximo de sua residência acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura.

A diretora da E.M. do Retiro, Adriana Ribeiro, ficou emocionada com a ação realizada na escola para a comunidade, pois deu assistência aos mais vulneráveis da região, além de uma maior visibilidade para as demandas necessárias. “Trabalho nesta escola há 15 anos e sempre fico feliz em receber todas as ações realizadas pela Prefeitura. Devido ao aumento populacional de Maricá, a escola, que antes atendia 30, atualmente atende 250 alunos e precisamos de ajuda para estarmos sempre fortalecendo a comunidade”, explicou. “Aproveito este momento para firmar parcerias com psicólogos, assistentes sociais, dentistas e enfermeiros para que alguns casos específicos aqui dentro da escola sejam atendidos em outro momento”, contou.

Claudia Cristina dos Santos, de 47 anos, foi atualizar o cadastro do Bolsa Família, assim como a gestante Samara de Abreu, de 19 anos, que solicitou informações de como adicionar futuramente seu filho no programa. “Fui muito bem atendida nesta ação. Vim me orientar e aproveitei para aferir minha pressão e fazer o teste de glicose. A equipe me encaminhou para a nutricionista do PSF pois o resultado do teste de glicose foi alta, mesmo eu fazendo o pré-natal direitinho. Segunda-feira estarei lá”, disse Samara. Ela ainda achou roupinhas e brinquedos para seu bebê no bazar social.

O aposentado Manoel Rodrigues, de 57 anos e sua mulher Terezinha Rosa, de 60 anos, participaram pela primeira vez e garantiram informações sobre seus direitos. Já o casal Fabrícia Alves e Luciano Estrela aproveitaram para se inscrever no projeto Casamento Comunitário. “Estamos juntos há 2 anos. Já tem tempo que queríamos oficializar nossa relação. Este será um sonho realizado”, afirmou Fabrícia. Lílian Oliveira, de 37 anos, resolveu se inscrever no projeto sem o marido presente. “Estamos juntos há 13 anos e temos 3 filhos. Nunca tivemos condições financeira para casar. É claro que irei para casa agora avisar e buscar os documentos do meu marido. Esse ano esse casamento sai”, contou a divertida dona de casa. O pedreiro Manuel Nilo da Silva, de 61 anos, perdeu a carteira de identidade e a certidão de nascimento na mudança de residência e aproveitou o evento para pegar o formulário de isenção para regularizar seus documentos.