Taça Cidade de Maricá de futebol é disputado nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e adultos - Foto: Clarildo Menezes

Os jogos do torneio “Taça Cidade de Maricá” movimentaram os campos do Itapeba A.C., Amparo E.C., E.C. Maricá e São Pedro F.C. (Barra) no último fim de semana (dias 06 e 07/05). Coordenadores da Secretaria de Esportes (que organiza o campeonato) e da competição, Carlos Vagner e Paulo Sérgio Júnior falaram sobre a realização da atividade física como prevenção da saúde e sobre a volta das famílias às arquibancadas nos jogos de domingo. “Nosso objetivo é voltar a despertar o interesse nas comunidades pelas disputas nos campos de várzea”, avaliou Carlos. “Há uns 15 anos, o domingo era referência durante todo o dia para jogos, um lugar onde as famílias se encontravam. Mas 80% dos clubes acabaram paralisados, só com peladas”, acrescentou. Paulo Sérgio Júnior completou: “Queremos resgatar as famílias com uma nova opção de esporte para os finais de semana”.

Segundo eles, a taça sempre foi exclusiva de adultos. Este ano, pela primeira vez, as crianças participam da competição em disputas de futebol de campo da sub-11, sub-13 e sub-15 e do futsal da sub-7, sub-9, sub-11 e sub-13. O número de equipes também aumentou em 2017. A categoria principal, que normalmente contava com oito times, passou a ter 26. Na categoria master (acima dos 50 anos), esse número passou de sete para 12. Sábado (06/05), no campo do Itapeba A.C., foram realizados seis jogos de eliminatória simples do sub-11 (crianças entre 08 e 11 anos de idade) com a participação das seguintes equipes: Manoel Ribeiro; Bananal; Unidos da Amizade; Fla Inoã; E.C .Maricá; Taquaral, Leões de Maricá e Onze Unidos.

O resultado do primeiro jogo foi a vitória do time de Manoel Ribeiro por 1 a 0, com a ausência do Bananal, que não compareceu. Já o Unidos da Amizade levou a melhor em cima do Leões de Maricá com o placar de 4 a 0. A disputa entre a Unidos da Amizade e o Fla Inoã foi decidida nos pênaltis com vitória do Fla Inoã por 3 a 2, após empate sem gols no tempo normal. Já o E.C. Maricá goleou o Taquaral por 10 a 0.

Morador de Vista Alegre (São Gonçalo), Caio Gomes (9) do E.C. Maricá, participou de uma disputa pela primeira vez. “Eu não fiz gol, mas achei muito legal participar. Também quero ser jogador profissional”, disse. Autor de dois gols, o colega de equipe, Kauã Possidone (11) já jogou várias vezes em campeonatos no Estado e estava feliz. “Ser jogador é o sonho da minha vida. Quando estou no campo eu só penso numa coisa: fazer gol. Esses dois que eu fiz eu dedico para o meu pai e a minha mãe”, contou.

Gabriel Rodrigues (9), do Manoel Ribeiro, admitiu já ter experiência na área. “Acho muito bom ter aqui em Maricá porque aí eu não preciso ir para longe jogar”, contou. Gabriel participa de competições há cinco anos e comemora o fato de poder jogar perto de casa. “É o meu sonho”, completou, referindo-se a ser, no futuro, jogador profissional. Na semifinal, o sub-11 do Manoel Ribeiro venceu o Onze Unidos por 2 a 0. Já o Fla Inoã foi derrotado por 4 a 0 pelo E.C. Maricá. Os vencedores garantiram uma vaga na final.

No domingo, 06/05, aconteceram as disputas da segunda fase da categoria principal. Os resultados foram: Brasil F.C. 1 X 0 Manoel Ribeiro; E.C. Royal 1 X 6 Bananal A.C.; Amparo E.C. 6 X 1 F.Figueirense F.C.; E.C.Taquaral 0 X 4 Unidos da Amizade e São Pedro F.C. 2 X 1 E.C. Ubatiba (na decisão por pênaltis). No próximo domingo (14/05) acontecem as disputas da terceira fase e no seguinte (21/05) os jogos da semifinal. Os campeões também se classificam garantindo uma vaga na final, que acontece no próximo dia 26/05, durante as comemorações do aniversário da cidade. No total, o número de envolvidos na “Taça Cidade de Maricá” chegou a 1.200 atletas aproximadamente, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here