Equipe da secretaria irá conversar com alunos sobre o desmatamento e conservação das florestas - Foto: Clarildo Menezes

Elaborado por uma equipe especializada, liderada pelo biólogo e consultor Paulo Bidegain, o Plano de Manejo Integrado das Áreas Naturais Protegidas de Maricá será apresentado nesta quarta-feira (10/05), em uma palestra que será realizada a partir das 9h, na sede das Unidades de Conservação, no Espraiado.

A atividade faz parte curso “Sociedade & Ambiente”, que é patrocinado pela Escola Municipal de Administração (EMAR) e direcionado aos servidores da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e Guardas Ambientais).

De acordo com a Lei 9.985/00, todas as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, que deve abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinhas (Art. 27, §1º).

Além da inserção no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, o documento permite acessar recursos federais para o planejamento e gestão das unidades. Maricá possui mais de 50% do seu território sob proteção legal, e a gestão desta área demanda ações integradas, o que justifica a participação de diversas secretarias nesta palestra.

Informações e inscrições:

EMAR – Rua Álvares de Castro, n° 538 – Centro, Maricá

emarsecretaria@gmail.com / (21) 3731-1769

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here