Renato Machado, Lurian Silva, Luiz Dulce e Zeidan debateram as reformas trabalhistas - Foto: Michel Monteiro

A festa do Dia do Trabalhador, organizada pela Prefeitura através da Secretaria de Trabalho, começou nesta segunda-feira (01/05), com muita animação. Pouco antes das 16h, mais de 100 pessoas já haviam recebido doações de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica na tenda da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e mais de 115 já haviam realizado exames de DST, AIDS, sífilis e hepatites B/C, além de aferição de pressão arterial e glicemia, no espaço dedicado a Secretaria de Saúde.

Na tenda da pasta de Trabalho, 122 pessoas já haviam feito cadastro em banco de emprego, agendamento para emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego. “A festa está ótima, com muitas opções de atendimento para a população”, disse a assistente social, Sely Cristina.

Distribuído por toda a Praça Orlando de Barros Pimentel, o público também aproveitou a divertida apresentação do espetáculo “Totó no Rolé”, que reuniu centenas de pessoas, entre adultos e crianças. Promovida pelas secretarias de Cultura e de Turismo, a feira de artesanato “Maricarte” encantou o público. “Hoje é meu dia, dia de todos os trabalhadores. A organização deste evento está trazendo alegria para nós e nos mostrando que os bons serviços da prefeitura continuam sendo realizados”, contou Ailton Nascimento Silva, morador do Parque Nanci.

Além da mostra, aconteceu a exibição do filme: “Lula, o filho do Brasil” (que conta a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e uma mesa de debate sobre Reformas Trabalhistas e Reforma da Previdência, com o secretário Geral e de Governo, Renato Machado (representando o prefeito Fabiano Horta); o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulce; a deputada estadual Rosângela Zeidan e a presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Maricá, Lurian Silva.

Renato Machado elogiou a iniciativa de trazer o tema ao debate, e criticou as propostas de reformas. “É importante que se discuta esse assunto e que todos possam ter conhecimento do que realmente acontecerá com o trabalhador se estas propostas forem aprovadas. Os direitos trabalhistas serão usurpados e nós teremos uma geração prejudicada”, afirmou. Para Luiz Dulce, socializar informações sobre essas reformas é muito importante. “O debate que fazemos é sobre estas medidas que irão impactar negativamente a nossa realidade. As reformas são antipopulares, e se eles insistirem em votar a favor, terão que ser punidos democraticamente pela população”, finalizou. O evento foi encerrado com a apresentação de Bruno Fortes e Banda Boa.