Espetáculo de dança, com entrada franca, será apresentado sábado (01/04) a partir das 18h - Foto: Divulgação

“A Dor da Gente Não Sai no Jornal”, diz o cartaz. Mas Karen Ramos, diretora e coreógrafa do espetáculo que será apresentado neste sábado (01/04), às 18h, no Cinema Público Municipal Henfil, se propõe a arrancá-la de cada um dos atores em cena, fazendo com que a transbordem do corpo e do movimento. A obra é baseada na escola contemporânea da coreógrafa alemã Pina Bausch (cujo trabalho sempre se baseou nas experiências pessoais dos bailarinos e na composição conjunta das peças), em que as vivências do cotidiano são contadas através da dança.

Karen não cansa de elogiar o nível técnico do elenco na montagem, composto por jovens – Beatriz Santos, por exemplo, tem 14 anos, e Washington Corrêa, o mais velho, 23. Segundo ela, os bailarinos a surpreendem pelo talento e profissionalismo com que mergulha no tema proposto. “É aí que entra o lado artístico muito forte deles, de buscar sentimentos e situações que não chegaram a vivenciar, mas saem em campo, pesquisam, conversando com quem já os experimentaram, internalizando-os”, observa Karen.

Uma das cenas mais fortes, segundo ela, foi desenvolvida pelos próprios dançarinos em sala de aula. O momento em que um grupo ao redor de uma vítima, ao invés de ajudá-la, passa a filmar e postar nas redes o que vê. “Eu gostei tanto da ideia trazida por um dos alunos, que resolvi adaptá-la a esse espetáculo”, conta.

Perguntada sobre o que o público poderia esperar da apresentação, Karen foi incisiva: “As pessoas vão sair do teatro com as imagens grudadas nelas, levando para casa, para a mesa do bar, para o bate-papo no trabalho. Digo isso com propriedade, porque é retorno de quem já assistiu e depois veio comentar comigo”, diz. “E isso, pra mim, é arte”, conclui.

Serviço:

“A Dor da Gente Não Sai no Jornal”

Cinema Público Municipal Henfil

Rua Domício da Gama, 290, esquina com Alferes Gomes, Centro

Sábado, 1º de abril, às 18h

Censura 10 anos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here