“Se algo mais existe, quero conhecer”. Andrea Galina se fazia exatamente essa pergunta quando, ainda na faculdade de Física Médica (USP), conheceu uma mestra da Sahaja Yoga na república onde se hospedava. Para ela, não foi coincidência. “Eu pensei: Se algo mais existe, quero conhecer. E a Sahaja Yoga foi a resposta ao meu pedido”, conta Andrea, imersa na prática há 16 anos. O mesmo se deu com Cláudio Figueiredo e Sueli Silveira, moradores de Itaipuaçu e praticantes dessa yoga há 14. Ambos dizem que a Sahaja lhes trouxe tranquilidade para enfrentar os problemas da vida e o estresse do dia a dia. “Alcançamos harmonia”, garante Cláudio. Não é à toa a prática ter se tornado uma parceira do Centro para a Paz da UNESCO.

A organização internacional reconhece o importante papel da Sahaja na sociedade por divulgar gratuitamente no mundo inteiro uma técnica de meditação que ajuda a reduzir o estresse, a melhorar o bem-estar e levar o praticante a encontrar equilíbrio interno. E como em 21/03 foi comemorado o Dia Mundial da Paz Interior, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, promove neste sábado (25/03), às 17h, no Cinema Público Municipal Henfil, uma única apresentação de meditação com música e dança clássica indiana. Sem restrições de idade, qualquer pessoa pode começar a meditar, desde que, segundo Andréia, conte com o auxílio de alguém já desperto pela meditação e, o mais relevante, apresente o desejo de exercitá-la. “Todo caminho deve ser natural, espontâneo”, enfatiza.