As inscrições são feitas na Secretaria de Cultura, de 2ª a 6ª, ou no Cinema Henfil às segundas-feiras - Foto: Araújo José

O Cinema Público Municipal Henfil iniciou nesta segunda-feira (13/02) seu primeiro curso de dança de rua (street dance), mais uma iniciativa da Secretaria de Cultura. O curso, que acontecerá toda segunda-feira (exceto na semana de Carnaval), sempre às 19h30, tem como professor o coreógrafo e dançarino Eric de Souza, 28 anos.

Eric é diretor da companhia New Stile, uma equipe, segundo ele, detentora de prêmios nacionais e internacionais – entre eles o Destaque, uma bolsa de estudos para um workshop com os melhores coreógrafos do país e do mundo. “A ideia do curso é formar dançarinos profissionais. Alguns se especializam e saem do país, como é o caso do Bruno de Souza, (“Nobru”), o jurado que me deu o prêmio Destaque, e que hoje mora na República Tcheca”, diz.

Segundo Eric, a dança de rua, ou street dance, assim como o break, faz parte do movimento hip-hop. Tem estilos diferenciados, como o krumpping, o locking, o popping, a house dance e a vídeodance. Entre seus ícones estão nomes como o de Michael Jakson, que uniu a música à dança.

A secretária de Cultura, Andrea Cunha adiantou que o objetivo é difundir a dança, em todos os seus estilos, criando oportunidades para os jovens maricaenses se expressarem. “Vamos investir na dança clássica, de salão, jazz, street dance, folclórica e outras variedades. A dança é arte e terapia, pois atua através do movimento”, afirma a secretária. “Vamos levar a dança também para os residenciais do Minha Casa, Minha Vida. A culminância do curso será um grande Festival de Dança, onde convidaremos equipes de toda região”, declara.

Priscila Vieira, 15 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, moradora no Boqueirão, disse que já fez balé e dança do ventre “Já dancei com o Eric antes, e é um prazer retornar, pois ele é competente e atencioso”, define. Pedro Perez, 17 anos, estudante do 3º ano da E.E. Domício da Gama, morador do Centro, começou a dançar em casa, ainda em 2013. “Entrei para a equipe New Stile, e estou lá até hoje”, acrescenta. João Pedro, 16, morador do Flamengo, estudante do 2º ano da E.E. Domício da Gama, diz que já dançava e foi convidado por Eric. “Foi uma alegria quando recebi o convite. Pretendo me profissionalizar na dança e avançar cada vez mais”, conclui.

Para inscrever-se no curso de Dança de Rua, é necessário apresentar carteira de identidade, comprovante de escolaridade e residência, e autorização de pais ou responsáveis, no caso de menor de idade. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Cultura, na Rua Gabriel Henrique de Farias Junior, 57, Centro, ou às segundas-feiras, às 19h, no Cine Henfil à Rua Domício da Gama, esquina com Rua Alferes Gomes, Centro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here