Imagem da confraternização de fim de ano do PNAIC
Profissionais da rede participaram do encerramento das atividades de 2016 - Foto: Clarildo Menezes

A equipe responsável pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Maricá realizou uma cerimônia de encerramento das atividades deste ano, que ocorreu na quadra da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca. Durante o evento, foi apresentado um balanço do desempenho do programa com diretores e professores dando suas impressões, além da confraternização. Os nove pólos no município abrangem 45 escolas da rede, num total de 235 professores em formação continuada atendendo 8.918 alunos do ensino fundamental.

Para a coordenadora do PNAIC em Maricá, Natália Fraga, o saldo deste ano foi bastante positivo. “Hoje o PNAIC virou um movimento de formação continuada que estabeleceu uma concepção de alfabetização para toda a rede, e os resultados melhoraram bastante. Todos os nossos diretores atestaram isso”, garantiu ela, lembrando que o programa tem como meta que o aluno esteja com o processo de alfabetização concluído até 8 anos de idade.

Uma dessas diretoras é Carivaldina Pacheco, que comanda a E.M. Rodrigo Monteiro, que fica na Serra do Camburi, num local de difícil acesso, e terá apenas três alunos em 2017, todos de uma mesma família. Com uma equipe de trabalho reduzida e fazendo quase tudo sozinha, ela garante que os resultados também foram visíveis por lá neste ano. “Uma das minhas alunas já lê até a Bíblia com facilidade. As ações do PNAIC melhoraram imensamente o rendimento deles em nossa escola, e foram uma ajuda de muito valor para mim”, afirmou a diretora.

Este conteúdo é protegido.