Imagem aérea do Centro de Maricá
Foto: Fernando Silva

A Secretaria Municipal Adjunta de Receitas divulgou nesta terça-feira (20/12) o calendário para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício 2017. A cota única poderá ser paga até o dia 31 de janeiro com desconto de 15%. Os contribuintes também poderão optar pelo parcelamento em até 11 vezes sem juros com o primeiro vencimento para 06/02. Na hipótese do não recebimento do carnê de IPTU 2017, o contribuinte poderá requerer a emissão da 2° via, a partir de 20 de janeiro, na Central de Atendimento ao Contribuinte, localizado no Paço Municipal – Rua Alvares de Castro, nº 346 – Centro ou via internet no Portal da Prefeitura.

De acordo com o secretário adjunto de Receitas, Roberto Santiago, na cidade mais de 100 mil imóveis tiveram o tributo lançado para cobrança. “Atualmente 127 mil imóveis estão cadastrados no sistema de tributação da prefeitura”, afirmou. Outro ponto importante: mais uma vez não houve reajuste do valor real do imposto. “Foi aplicada apenas a correção monetária de 9,15%”, completou Santiago.

A retirada da 2° via do carnê fora do prazo implicará na perda do desconto concedido para pagamento em cota única, podendo optar somente pelo pagamento de cotas mensais. O não pagamento do tributo até a data de vencimento implicará na incidência de multa e juros moratórios, inclusive em inscrição do débito em dívida. Os contribuintes terão o prazo até 30 de junho do exercício vigente para protocolar o pedido de revisão do lançamento do IPTU 2017.

COTA ÚNICA: Vencimento em 31/01/2017 com 15% de desconto.

COTAS PARCELADAS: 06/02, 06/03, 06/04, 08/05, 06/06, 06/07, 07/08, 06/09, 06/10, 06/11 e 06/12.

Este conteúdo é protegido.

7 COMENTÁRIOS

1. Senhores,

Através do site da PREFEITURA DE MARICÁ, até esta data 02.01.2017, não consigo emitir a guia para pagamento da cota única. Como devo proceder ?

Grato.
    Eraldo Paixão

• Eraldo, boa tarde! Caso não tenha recebido o carnê em casa, pode retirá-lo na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, Rua Domício da Gama, Centro) ou Terminal Rodoviário de Itaipuaçu (Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua Um). A guia de 2017 também está disponível no site http://www.marica.rj.gov.br (na parte superior, na tarja vermelha, clicar em “Outros Serviços” e “IPTU”). Recomendamos a utilização do Google Chrome ou Mozilla Firefox. Lembrando que o pagamento em cota única com 15% de desconto encerra nesta terça-feira (31/01). O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes sem juros com o primeiro vencimento para 06/02. Conte conosco. Um abraço!

2. BOM DIA

JÁ FAZ 4 DIAS QUE TENTO IMPRIMIR O BOLETO IPTU 2017, E NÃO APARECE, SÓ APARECE 2016. QUERO APROVEITAR O DESCONTO, NÃO TENHO A POSSIBILIDADE DE PERDE MEU DIA TRABALHO, PARA FICAR NA PREFEITURA O DIA TODO PRA RETIRAR O BOLETO. APARECE IPTU DE VÁRIOS MUNÍCIPIOS, MENOS O DE MARICA.
    FICO NO AGUARDO

• Vanessa, boa tarde! Caso não tenha recebido o carnê em casa, pode retirá-lo na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, Rua Domício da Gama, Centro) ou Terminal Rodoviário de Itaipuaçu (Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua Um). A guia de 2017 também está disponível no site http://www.marica.rj.gov.br (na parte superior, na tarja vermelha, clicar em “Outros Serviços” e “IPTU”). Recomendamos a utilização do Google Chrome ou Mozilla Firefox. Lembrando que o pagamento em cota única com 15% de desconto encerra nesta terça-feira (31/01). O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes sem juros com o primeiro vencimento para 06/02. Conte conosco. Um abraço!

3. Boa noite,
    não recebi o carnê para pagamento do IPTU 2017 e não encontro onde conseguir a segunda via pelo site. Poderiam me ajudar?
    Obrigada

• Maria, boa tarde! Caso não tenha recebido o carnê em casa, pode retirá-lo na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, Rua Domício da Gama, Centro) ou Terminal Rodoviário de Itaipuaçu (Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua Um). A guia de 2017 também está disponível no site http://www.marica.rj.gov.br (na parte superior, na tarja vermelha, clicar em “Outros Serviços” e “IPTU”). Recomendamos a utilização do Google Chrome ou Mozilla Firefox. Lembrando que o pagamento em cota única com 15% de desconto encerra nesta terça-feira (31/01). O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes sem juros com o primeiro vencimento para 06/02. Conte conosco. Um abraço!