Imagem do Varieté Cultural
O Varieté Cultural serviu como espaço para manifestações artísticas no Cinema Henfil

No último domingo (25/09) o Cinema Público Municipal Henfil apresentou a primeira edição do Varieté Cultural da cidade de Maricá. O espetáculo é uma junção colaborativa de várias linguagens e reuniu mais de cinquenta artistas diferentes – todos de Maricá – tornando-se um evento único.  Com mais de duas horas de duração o Varieté teve inicio as 17h e contou com uma plateia expressiva e animada, um público que quase lotou o espaço. No palco, poesia, música, dança, teatro, ginastica artística, performance e ritual indígena foram algumas das atrações apresentadas.

A ideia da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura era a de fazer com que vários artistas de Maricá que possuem formas diferentes de expressão pudessem fazer uma espécie de intercâmbio cultural. ”O público será muito bem vindo, mas a possibilidade de troca entre os artistas já é por si só algo muito positivo”, afirmou a coordenadora de Cultura, Cláudia Schulz. O Coordenador da Roda Cultural de Maricá, Fábio Valadares, que se apresentou com a Banda Flor de Gigoga, destacou a importância desse espaço democrático.

A montagem do espetáculo começou na semana anterior ao evento, quando foi realizada uma oficina de produção cultural que mostrou os princípios básicos para a construção de um evento como esse. Artistas e produtores que participaram durante a semana tornaram o espetáculo de variedade possível. Cada um contribuiu com elementos distintos como luz, som, instrumentos, formando assim uma “tecnologia colaborativa”.

Dança e outras expressões artísticas no Varieté Cultural
Música e dança no Varieté Cultural do Cinema Henfil

Este conteúdo é protegido.