imagem dos índios guaranis
Os guaranis receberão índios de outras tribos

Cinquenta índios das etnias Pataxó (BA), Gavião (RO), Bakairi e Pareci (MT) chegam nesta quarta-feira (24/08), em Maricá, e ficarão hospedados até sexta-feira (26/08), na aldeia tupi guarani Haavy Tekoa Ovy Porã (Mata Verde Bonita, em língua indígena), em São José do Imbassaí. O grupo fará uma apresentação de danças e cânticos rituais na quinta-feira (25/08), às 20h, no Cinema Público Municipal Henfil, Centro. O evento é aberto ao público e no espaço externo do cinema, haverá exposição e venda de artesanato indígena.

A visita faz parte de um programa de intercâmbio cultural entre etnias, promovido pela Secretaria Nacional de Esportes, Cultura e Inclusão Social, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia de Maricá. “É uma ação de boa vontade entre governo e povos indígenas, e de hospitalidade entre ‘parentes’, nos fortalece a identidade e as raízes do nosso povo”, afirma o cacique Darcy Tupã. Em julho, os guaranis receberam 18 índios Kuikuro, do Xingu (MT), que se apresentaram em Maricá e no Rio com danças, cantos e puderam vender seu artesanato.