Assistência Social e Educação iniciam projeto “Papo Legal” com sessão de cinema

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social iniciou quarta-feira (18/05) o projeto “Papo Legal” em parceria com a pasta de Educação. A ação inaugural foi uma sessão de cinema no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da Mumbuca, com a turma de aceleração da aprendizagem da Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura, de Itapeba. O projeto tem o intuito de levar diversos temas que fazem parte da vida dos jovens, atualmente, de uma forma mais leve, divertida e interativa nas escolas do município.

Os alunos assistiram e debateram sobre o filme “Na quebrada” (baseado em fatos reais), que retratou a trajetória de jovens de classe baixa que tiveram seus destinos cruzados através de um instituto audiovisual que promove o desenvolvimento profissional por meio de cursos técnicos. A história começa com Zeca, que após sobreviver a uma chacina, não pensou em vingança, seguiu em frente, descobriu o cinema e se formou diretor. Seu amigo Gerson, apesar de ter iniciado o curso junto a ele, traçou o caminho do pai e foi preso por tráfico de drogas. Junto à história da dupla, se cruzam as vidas de Mônica, colega de turma deles que decide transformar em vídeo sua rotina com seus pais e o irmão, os três deficientes visuais, e a de outros dois novos alunos: Joana uma garota que passou sua infância em um abrigo e adolescência no mundo crime; e Junior, um jovem cujo azar de levar choques e queimar coisas o persegue desde criança (e o que seria o personagem cômico da história).

O aluno X., de 12 anos, achou que o filme retratou bem a rotina dos jovens atualmente. "Achei o filme bom e mostrou exatamente o que acontece por ai. Normalmente colocam filmes chatos para a gente assistir, mas esse valeu a pena. Gostei muito”, disse. Para a diretora da escola, Eva Martins, o projeto será de grande valia para os alunos. “A turma de aceleração iniciou em fevereiro (2016) com alunos vulneráveis, agitados e muitos sem supervisão dos responsáveis. O trabalho desenvolvido pela professora Claudia Garcia é muito cuidadoso, responsável e tenho certeza que este projeto acrescentará muitos valores para nossas crianças”, afirmou Eva. “Eu tive uma infância muito difícil, mas transformei meus obstáculos como impulso para estudar e dar uma vida melhor para minha família. Aproveitem esta oportunidade que a escola e o poder público estão abraçando vocês e conquistem seus sonhos”, relatou a diretora para os alunos presentes.

No próximo encontro, que ainda será marcado, foi combinado para que cada um levasse um fato marcante de sua vida e que este seja debatido em uma roda de conversa. A equipe que está realizando o projeto é composta pela coordenadora e pelo orientador social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luana Menezes e Alan Santos, pela subsecretária de Atendimento à Criança e Adolescente, Sylvia Cantuária, pelos psicólogos, Pedro Victorino e Joanna de Souza e pelo coordenador do CRAS CEU, Emerson Soares.