Oficina de confecção do residencial Carlos Marighela tem exibição de vídeo sobre Economia Solidária

0
471

Os alunos da turma da oficina de confecção, um dos cursos profissionalizantes contratados pela Prefeitura junto ao Senai, puderam assistir nesta segunda-feira (01/02) à exibição do documentário “Trama justa, o início da jornada” . A turma foi acompanhada pelo reitor da futura Universidade das Invenções Democráticas Darcy Ribeiro (Unidar), professor Davi Calderoni, que participa do filme.

O objetivo do encontro, que contou também com a participação dos secretários municipais adjuntos de Economia Solidária e Combate à Pobreza, André Braga, e de Trabalho, Marcelo Carvalho, entre outras autoridades, foi o de oferecer mais conteúdo aos alunos. Afinal, o roteiro conta a história de uma cooperativa, desde a criação do tecido até o produto final manufaturado.

Os alunos do curso acompanharam a exibição com atenção e interesse, já que o documentário mostra que podem ser protagonistas dentro da nova perspectiva de vida trazida pela formação. “Que todos possam ser professores naquilo que fazem, e alunos naquilo que queiram aprender”, disse o reitor Davi Calderoni, que se colocou à disposição dos alunos para ampliar a troca de conhecimento. “É importante não perder contato, dar continuidade com a autonomia de cada um, qualificar, treinar, fazer a cooperativa acontecer”, disse o secretário André Braga. “O grande lance da cooperativa é não ter patrão”, completou.

Para a instrutora Tania de Souza Correia, é um momento de orgulho. “Já há alunos confeccionando e vendendo peças e isso é muito gratificante”, afirmou. “Estamos muito empenhados no sucesso da cooperativa”, acrescentou a aluna Sheila, completando em seguida. “Conseguimos nos organizar para trazer os benefícios que a cooperativa traz”. Ao lago, a colega Cleusa exibia as criações – dela e de outros alunos do curso – já surgidas com a oficina. “Tenho orgulho de mostrar meu primeiro trabalho”, disse ela.