Cineclube Henfil exibe "O Palhaço" nesta quarta-feira

Lançado em 2011, o longa metragem "O Palhaço", drama escrito, produzido e dirigido por Selton Mello – que faz também o protagonista – será a atração desta quarta-feira (03/02), do Cineclube Henfil, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia. A sessão, aberta ao público, ocorre na Casa Digital, a partir das 19h. Num passado não muito distante, Benjamim (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue, do Circo Esperança. Com sua trupe, viajam pelos confins do Brasil e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e precisa saber quem ele é para descobrir aonde deveria estar.

Apesar do título do filme, o foco não é o humor. Segundo o diretor, a essência do longa não está no riso, mas no drama apresentado em elementos como quadros de "chifrudos", a foto da vilã Lola (Giselle Motta) com o grupo, mas olhando para o lado, ou a perda da inocência de uma menina simbolizado pela mordida numa maçã, ou ainda em Benjamin diante do espelho, tentando se encontrar. O ventilador, carregado de significados e presente em toda a trama (até na logomarca da produção), tem o vento da renovação representado pela menina Guilhermina (Larissa Manoela).

Na próxima semana (10/03) não haverá exibição por ser Quarta-feira de Cinzas. O Cineclube Henfil retorna na quarta-feira (17/02) com o filme "Tropa de Elite", dirigido por José Padilha. Na semana seguinte, na quarta-feira (24/03) será exibida a continuação, "Tropa de Elite 2", finalizando o mês de fevereiro.